Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, agosto 15, 2007

Simplicidade eficiente


Por fim, resolvi comprar a máquina de lavar nova, cuja compra há tempos eu vinha ensaiando. É que eu tenho uma certa dificuldade de me livrar das coisas que ainda funcionam, e a minha máquina de lavar ainda tava ali, firme e forte, novinha de bem cuidada, mesmo com quase dez anos de uso. Eu só queria uma maior.

Resolvi meu drama de consciência de me achar uma consumista dando a minha máquina para Maria do Socorro, que lavava toda a roupa de uma casa com sete pessoas, inclusive lençóis e toalhas, no tanque.

A marca, sem dúvida, seria Brastemp. Minha mãe sempre teve Brastemp, eu sempre tive Brastemp, então, para mim, a marca é sinônimo de máquina de lavar boa.

Cheguei na loja tendo como única exigência que a máquina não tivesse placa eletrônica, porque como a variação de amperagem da minha rua é relativamente grande, a placa queimaria com facilidade, e máquina de lavar, na minha opinião, não foi feita pra ficar no conserto um único dia sequer.

Lado a lado, uma Brastemp e uma Eletrolux. A primeira com capacidade para 7kg; a segunda, para 8.

Olha, não adianta, visual para mim é algo que conta. Eu como primeiro com os olhos, por exemplo, a comida pode estar maravilhosa, mas se não tiver boa apresentação, eu nem consigo colocar na boca. Carro, celular, eletrodoméstico, o que mais me atrai é o visual da peça. Depois é que eu vou analisar as demais questões.

A peça da Brastemp tinha um visual mais moderno, mais arrojado e mais chique, contra um visual mais básico e até mais suburbano da Eletrolux. Como quem mais opera a máquina aqui em casa é Maria do Socorro, a operação dela precisava ser simples.

Fui conferir então os painéis de uma e outra, e aí me surpreendi: o painel da Eletrolux é um show de simplicidade, didatismo e eficiência. São 3 botões para apertar: um que liga e desliga, outro que adia a centrifugação e um terceiro de turbo lavagem para roupas encardidas demais; e dois para girar: um no qual você escolhe o nível de água, outro no qual você escolhe o programa de lavagem.

Aí você pergunta: como eu vou saber que programa eu uso em cada tipo de lavagem? E aí está o pulo do gato da lavadora: tá tudo ali, escrito no painel, sem siglas ou abreviaturas ininteligíveis. Eles previram aproximadamente 20 situações mais comuns de uma casa e colocaram ali. Ou seja, se você vai lavar lençóis, por exemplo, lá tá escrito qual o nível de água a ser usado, qual o programa e se precisa usar a turbolavagem ou não. É só seguir o que tá escrito ali, apertar o botão de ligar e voilá!

E eu digo: o painel me conquistou e comprei a máquina Eletrolux. Abandonei uma marca que me acompanhava há 20 anos (30, se for contar com o tempo da minha mãe) inteiramente seduzida por um conceito que foi banido dos eletrodomésticos atuais, com seus botões multifunção: simplicidade.

Porque a gente não quer uma máquina que toque mp3 ou frite bife. Basta lavar a roupa.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Há alguns anos comprei uma máquina bem parecida com a sua e foi uma das melhores aquisições que fiz na vida. Até eu consigo botar a bicha para funcionar!

8:48 AM  
Blogger Cláudia disse...

Não é uma beleza isso, fugida (fugida é ótimo este nick!)? Fiquei tão encantada que até entrei no site da Eletrolux para deixar registrado o meu elogio - de quebra pus um link pro texto no blog, porque marketing não é tudo nesta vida, mas é 100%, como diria o pessoal do Casseta e Planeta.

9:03 AM  
Blogger UrbAnna disse...

Aposto que vc não vai se arrepender!
Tenho uma exatamente igual a que vc descreveu (igual a da foto tb) e ela faz muito bem o que se destina a fazer.
E mais! Sabe quando a gente cai na besteira de deixar o tanque fechado e máquina funcionando? aí ela vai centrifugar e o tanque transborda?
Então, isso não acontece com essa máquina, porque ela tem algum tipo de sistema que, através da pressão exercida no tubo que joga a água para fora, detecta quando a água do tanque atinge o nível deste tubo e pára a centrifugação.
Descobri isso por acaso, quando saí de casa e deixei a máquina trabalhando com o tanque fechado!
Não é tudo de bom?
Parabéns pelo aniversário e pela aquisição.
Beijo
*Anna*

2:55 PM  
Blogger Cláudia disse...

Anna, que bom saber disso, já fiquei mais animada!
Obrigada pelos parabéns!
beijo

11:06 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Cláu,
Apenas para corroborar suas estatísticas, aconteceu a mes-ma coisa com a minha mãe.
A máquina de lavar dela que é mais antiga que eu - mais que 31 anos de vida - definitivamente faleceu.
E substituimo-la por esta Eletrolux. Bem mais fácil...pras pessoas como nós que não temos paciência pra ficar lendo manual...
mas que saudades do tempo q uma máquina era pra vida toda mesmo, viu...bj

4:24 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial