Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, agosto 13, 2008

(in)Justiça

Passa no Universal Channel um programa chamado Medical Detectives. Basicamente é um programa baseado em medicina forense, em como crimes são solucionados com a ajuda da ciência, de apurado e incansável trabalho de investigação e gente inteligente que presta atenção a detalhes, os mais bestas possíveis.

Aliás, o povo mata por uns motivos tão ínfimos que dá até medo de encontrar o vizinho no elevador e ele te dar dois tiros porque você disse que vai chover.

Claro que ali são listados apenas os casos em que o crime foi solucionado, o assassino pego e a justiça feita. Deve ter um monte de crimes dos quais a polícia não faz a vaga idéia de quem possa tê-lo cometido. O que me chama mais atenção em cada uma das histórias contadas, porém, é a pena que o criminoso tem de cumprir.

Para quem mora num país onde o cara mata 12 pessoas, é condenado à pena máxima de 30 anos por homicídio, em teoria 360 anos, mas só pode ficar no máximo 30 anos no xilindró - o que, grosso modo, excetuando as nuances jurídicas por mim desconhecidas, faz com que não haja diferença prática entre matar 2 ou 20 pessoas, a não ser o fato de que, no caso de matar 20, você não pode alegar que foi sem querer -, faz pensar quando se sabe que um incendiário serial pegue 40 anos de prisão por ter incendiado 5 ou 6 casas, e que se numa dessas alguém morre, ele pega prisão perpétua sem direito a condicional.

Ou seja, não vai sair de lá nem se virar um santo. Aliás, sou contra o preso ganhar vantagens porque se comporta bem dentro do presídio. Comportar-se bem é parte da obrigação. A pena é porque o cara matou alguém, por exemplo, e desde quando ser um fofo vai anular o crime anterior? Olha, você pega uma pena de 18 anos porque matou sua mulher, mas se for um cara legal, cumpre só x anos, porque, afinal de contas, o fato de você ter virado um fofo fará com que a sua vítima fique menos assassinada do que se você for um escroto total.

Que sentido tem isso? Por acaso eu tenho alguma vantagem na vida, vinda do governo, bem entendido, em cumprir minhas obrigações como cidadã? Somente punição se não cumprir, até onde sei, porque é subentendido que são, como o nome mesmo diz OBRIGAÇÕES. Portanto, uma vez que a pena recebida refere-se a um fato que já ocorreu e é irreversível - o crime em si -, comportar-se bem deveria fazer com que o preso cumprisse apenas a pena dada, e comportar-se mal acrescentaria mais tempo de cana à pena original.

Não sei se algum dia essa situação irá mudar, ou se colocaram esse absurdo na Constituição - que tem tantos itens de menor importância que só falta constar que toda vendedora da Daslu tem de ter cabelo liso chapinha com franja. Enquanto isso, resta-me continuar assistindo ao programa e ficar bem feliz quando o criminoso pega uma pena daquelas cabeludas.

5 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Tirando a parte da "política criminal", senão a discussão não tem fim... ADORO MEDICA DETECTIVES! :p
Eles descobrem qualquer coisa! (pelo menos nos crimes solucionados). O cara consegue descobrir o modelo de um carro que atropelou alguém só com pedaços do vidro da lanterna! INCRÍVEL! Bj

8:54 PM  
Blogger Ana disse...

Clau
da revolta mesmo. O Cezar me dizia que a lei do brasil foi feita pra proteger criminoso. Ele dizia que tem tanta brecha, mas tanta brecha, que o cara escapa de qq jeito.
Triste.

9:54 PM  
Blogger Cláudia disse...

Virginia, não é mesmo? E quando decobriram o assassino por causa da fita tape que amarrara a vítima?
Adoro!

Ana, eu não entendo lhufas do assunto, mas que a diferença entre as penas aplicadas nos EUA e as aplicadas aqui é gritante, lá isso é.

beijo

12:19 AM  
Blogger UrbAnna disse...

Clau,
Concordo em gênero, número e grau!
Conversava há alguns dias com uma conhecida que é advogada e trabalhou um pouco na área criminal. Fiz a pergunta clássica:
- Como vc pode defender um bandido sabendo que ele é culpado?
E ela me disse:
- Eu apenas uso a lei! Não invento nada fora da lei...tá tudo ali, a nossa legislação é tão furada que sempre dá pra defender alguém de qualquer coisa!

E pelo pouco que eu estudei a legislação brasileira tenho que admitir que ela está certa...
Beijo
(urb)Anna

8:36 AM  
Blogger MH disse...

Assino embaixo. Do quanto Medical Detectives é legal e do quanto nossa legislação é ridícula...

10:37 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial