Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Déjà vu

Hoje foi o primeiro dia de aula da minha filha na faculdade. Na verdade, foi o segundo primeiro dia de aula dela na faculdade, uma vez que ela tinha passado na PUC no começo de 2008 mas não gostou do curso e resolveu trancar, fazer cursinho de novo e mudar para um curso que tivesse mais a cara dela.

Deixei-a na rua da faculdade, por onde já circulavam bixos e bixetes devidamente paramentados com tinta na cara e toda sorte de porcaria nos cabelos - as meninas, porque os meninos, coitados, já estavam sem eles. Ela e uma amiga de colégio, já veterana da mesma faculdade, encarregada de pintá-la.

Fui embora me lembrando do meu primeiro dia na UnB (Universidade de Brasília), tantos anos atrás. A sensação de estar pisando em um novo mundo, quase um santuário para mim, o solo sagrado tão cultuado, objeto de tanto esforço e tensão, onde eu finalmente viraria gente grande. E, ao mesmo tempo, o medo de sair do colégio onde todo mundo te conhece e te acha o máximo para um lugar onde o professor mal terá oportunidade de saber o seu nome, onde eu teria de procurar pela sala onde teria aula, e montar minha própria grade de matérias - porque o sistema da UnB é de créditos, bastante interessante por sinal depois que se acostuma com ele, mas assustador no início - encaixando umas nas outras de acordo com os horários, a disponibilidade, os pré-requisitos para cursá-las.

Tanta gente diferente, tantos cheiros, cores, ideias, valores, sons... e ao mesmo tempo, todos nós na mesma situação: bixos.

Na UnB não dá pra identificar um bixo assim tão fácil como nas faculdades particulares. Mesmo nas classes iniciantes, nem todo mundo ali é bixo, porque um veterano pode escolher uma daquelas matérias como optativa, ou ela até pode ser obrigatória, mas ele optou por fazer em outro semestre que não no primeiro. Ou seja, dá pra passar despercebido, basta conter o queixo que teima em cair e a baba que teima em escorrer ao percorrer o Minhocão.

O Minhocão é o prédio principal da Universidade de Brasília, cuja planta remete ao formato de avião do projeto da cidade. No Minhocão, ficam os departamentos: de Comunicação, de Psicologia, de Arquitetura, de Física, disso e daquilo. De uma ponta a outra do Minhocão, tem 1km de extensão. Fora os demais prédios do campus, que são fora do Minhocão: o da Engenharia, o da Música, o do Direito... sem contar a biblioteca, enorme, que fica beeemmmmm lá pra baixo.

Com o sistema de créditos, sua primeira aula pode ser no departamento de Comunicação, de um lado do Minhocão, a segunda pode ser do outro lado, no andar de cima, a terceira pode ser de volta do lado da primeira, a quarta pode ser no prédio do Direito, a quinta pode ser em algum lugar que você não conseguiu localizar. É neste momento que você se trai como bixo, fazendo a clássica pergunta: por favor, onde fica o Departamento de Psicologia?

O trote consistia então, na época em que fui bixete, em ficar mandando a gente pra lá e pra cá feito baratas tontas, procurando as salas. Tinha também a modalidade do veterano bacana, que dizia que tava justamente indo pra lá e que você podia ir junto. Normalmente a aula era em um auditório, no qual a entrada era pelo topo da escadaria. Então, ao chegar, invariavelmente atrasado porque afinal você levou séculos pra descobrir onde raios ficava aquele lugar - a UnB dava uns mapas pra gente, mas quem conseguia se orientar por aquilo? - o veterano te dava um empurrão, não forte o suficiente para te fazer rolar escadaria abaixo, porque os degraus eram largos, de concreto, mas o bastante pra te fazer entrar na sala, no meio da aula, catando cavaco e derrubando os livros no chão ou em cima de alguém.

Tudo isso pra contar que hoje eu vi nos olhos da minha menina o mesmo deslumbramento, o mesmo brilho, a mesma excitação que eu vi em mim mesma, tantos anos antes. O orgulho de ser bixete do curso escolhido e o mundo novo que se abre diante dela e um sem fim de possibilidades.

Filha, mais uma vez você me enche de orgulho e de alegria, como faz sempre, desde que nasceu. Deus te proteja, te guie e te ilumine.

Seja muito, muito feliz na sua nova empreitada!

Mamãe

12 Comentários:

Blogger MH disse...

ai que delícia...

beijo

10:02 AM  
Blogger Renatinha disse...

Ai, que saudades de ser uma bixete das Belas Artes... E sentir tudo isso...
rs
Felicidades sempre
beijos
Re

10:49 AM  
Blogger Unknown disse...

Saudades da faculdade... passa tão rápido... Bj

11:54 AM  
Blogger Nana disse...

Também já pratiquei muito esse esporte: maratona no Minhocão.
Beijo e parabéns pela filhota!

7:19 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ela deve estar no céu!!!
E a UnB é um mundo!!! A biblioteca é linda, o Minhocão é megatudo, e espero que o meu "tomatinho" encontre seu lugar nesse mundinho fechado e incrível.
Bjs Rosana.

8:53 PM  
Blogger Cláudia disse...

MH, também acho uma delícia

Re, obrigada! Faz outra faculdade. Mas não é a mesma coisa né?

Virginia, passa mesmo, e aí vira-se gente grande.

Nana, haja sola de sapato não? obrigada!

Rosana, todos os dedinhos cruzados, inclusive os dos pés, pelo meu afilhadinho. Espero que ele consiga e encontre naquele mundão todo o que ele deseja.

beijos

7:44 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Que Lindooooo!!!
Parabéns!!!

P.S. Bixo,Bixete é "calouro",né? Demorei entender no orkut o q seria...rs

bjus

Nana

11:23 PM  
Blogger Cláudia disse...

É isso mesmo, Nana, calouro.
beijo

11:27 PM  
Blogger Unknown disse...

Parabéns, mamãe, como é bom ver as pessoas que amamos passando por experiências que a gente tb adorou passar, não é mesmo? parece que foi outro dia que eu fiquei carregando livro e lavando carro pra veterano no CEUB (peguei um opala tão imundo que até hj me assombra em sonhos...rs...), pra logo no semestre seguinte estar assistindo alguém lavar a Veraneio do Viggiano, no mesmo pátio, eita tempo bom!!! e melhor é que ninguém tocou no meu cabelo...rs..rs..rs... aí dava morte!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrs.....

12:26 PM  
Blogger Cláudia disse...

Giovanna
A VERANEIO? JURA??? AQUELA AINDA??? BENZADEUS HEIN??
beijo

5:28 PM  
Blogger Nana disse...

Ainda bem que o trote da sua calourinha foi light, né? Vi cada um na TV... Credo!

5:43 AM  
Blogger Unknown disse...

CLAAAAAAAAAAARO!!!! Passei pra frente o meu trote, acho que o menino que lavou pra mim deve ter ficado com tanta raiva que acabou levado uma van para o trote dele...rs..rs..rs..ah, que saudade daquela veraneio e dos 15 min de fama que ela me dava, afinal de contas não é todo mundo que roda no eixão com um troço daqueles e ainda sai viva pra contar história, né????? ai, tempo bom aquele em que eu até a gasolina era PAItrocinada, e não tinha radar em BSB...rs...rs...rs.. a vida moderna deixou tudo muito sem graça...rs..rs.. bjo

12:25 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial