Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

domingo, agosto 14, 2005

Reunião de família

A morte de alguém em uma cidade muito pequena é sempre a notícia mais importante do lugar. Em especial se o morto em questão for de uma das famílias que fundaram a cidade. As pessoas deixam seus afazeres de lado para render as últimas homenagens àquele que esteve presente em suas vidas durante tantos anos, ainda que tenha sido só na base do bom dia boa tarde boa noite.

Foi assim na sexta-feira em Demétrio Ribeiro(ES), no enterro da minha avó.

Demétrio Ribeiro é um lugarejo de uma única rua, perto de João Neiva. Foi lá que, no começo do século passado, algumas famílias de imigrantes italianos se estabeleceram para trabalhar na lavoura: os Sarcinelli, os Rampinelli, os Carrareto, os Campagnaro, e nós, os Baiocco.

Espalharam-se pelas terras da região e viviam de cultivar sua roça. As crianças tinham duas escolas à disposição, ambas feitas de tijolos feitos a mão: a escola de cima, e a escola de baixo, porque a única rua da cidade é uma ladeira.

Foi naquelas bandas que José Herman Bizzi conheceu Maria Madalena Depianti. Ele, filho de um fazendeiro rico de café; ela, moça pobre da região. Do namoro proibido pela família dele, nasceram duas filhas: Linda e Maria, minha avó. Depois, ele se casou com outra, ela se casou com outro, tiveram muitos filhos de cada um dos lados, de forma que minha avó tinha vários irmãs e irmãos.

Maria Depianti casou-se com Guilherme Gregorio Baiocco, filho de Giocondo Baiocco e Ida Carrareto, posteriormente Baiocco também, e tiveram filhos, o primeiro deles uma menina, minha mãe. Que nasceu e criou-se ali perto de Demétrio Ribeiro, onde estudava na escola "de baixo".

Perto da casa da minha avó, moravam os Sarcinelli, a família mais rica da região, a que tinha a casa mais suntuosa para os padrões da época, primeira roça a ter luz elétrica nos meados da década de 70. Moravam também os Carrareto, primos por parte de mãe do meu avô. Os Campagnaro, inclusive minha amiga de férias, Bernadete Campagnaro, com quem me encontrei no enterro de minha avó, que ainda mora lá. E os Bollis, família da minha amiga de férias, Adriana, cujos pais foram ao funeral. Os Mazega, que tinham 3 filhos e pela vontade do mais velho, a d. Isaura teria se transformado em minha sogra, caso eu quisesse, lá pelos meus 10 anos de idade, ter namorado um menino loirinho que usava uns óculos de armação preta com lente verde-garrafa.

E foi no enterro da minha avó que eu descobri que ela não era só minha avó. Era também prima do Bento, tia do Zé Amaro, da Rosa, da Cuca. Irmã do tio Welfo, do tio Washington, da tia Edwiges e de tantos outros dos quais nem me recordo os nomes.

Todos presentes, vindo de diversas partes do Estado, dispostos a subir a longa ladeira de terra que leva ao topo do morro onde fica o cemitério. A qual não se sobe de carro, a menos que você tenha um jipe com tração 4x4 e seja muito bom de braço. E ainda assim, somente você subiria de jipe, talvez um velhinho mais velhinho fosse contigo, porque homenagem mesmo é subir a pé, seguindo o caixão, com os filhos, netos e os amigos mais chegados se revezando para carregá-lo, num último gesto de amor e consideração com quem se compartilhou dificuldades, alegrias, boas e más notícias.

E no cemitério, a reprodução do que se via nas roças da região: as famílias. O túmulo dos Sarcinelli, o dos Rampinelli, o dos Carrareto, o dos Baiocco...

Mais do que um funeral, o enterro da minha avó foi uma reunião de família. Absolutamente todo o mundo que levava o sobrenome Baiocco (que foi grafado Baiôco na certidão da minha mãe, uma vez que ela nasceu em 1941, meio da segunda guerra, na qual os italianos eram os inimigos) e que pôde comparecer fez questão de ir e presenciar os sinos da igreja de Demétrio Ribeiro badalando no momento exato do sepultamento, a cidade despedindo-se.

Depois disso, passamos na casa da roça, que não está abandonada porque um dos meus tios cuida de preservar o lugar. E lanchamos todos juntos, uns sandubas improvisados, a primaiada toda junta tomando guaraná Coroa (típico do ES, tomar de outra marca só se não tiver o Coroa), cafezinho na casa de d. Isaura Mazega, com rosquinhas salgadas, que nos deu cacau pra gente levar, vão com Deus, cuidado na estrada etc etc.

Para nós, que vivemos na cidade grande, é uma situação surreral. Para eles, é vida que segue. Porque a d. Mariquinha Baiocco não morreu; apenas descansou.

11 Comentários:

Blogger Luciana disse...

Que texto lindo!
Retrato de família!
:c)

7:51 PM  
Blogger Cláudia disse...

Oi, Lu! Que bom que está aqui!
beijo

10:11 PM  
Anonymous Anônimo disse...

´Prima, o texto muito lindo mesmo..como te falei via msn...tem coisas citadas q eu nem sabia...Mais q esse dia não foi nada legal , nao foi...No final foi até descontraido, mais ...
E triste...q só se ver a familia TODA reunida e na Roça só nessa situação ...
Beijos

8:13 PM  
Blogger Guilherme Campagnaro Carrareto disse...

Nossa!!! Estava procurando na internet alguns dados sobre Demetrio Ribeiro para fazer um trabalho e o que encontro?!!??

Um milagre!! Relatos de uma pessoa que passou (ou morou) em Demetrio... e a meados do texto vejo o nome da minha mãe relatado e o nome de Dona Izaura Mazzega,nossa vizinha...

Hoje pela manhã encontrei com ela e perguntei sobre você...ela soube me dizer quem era...mas..não sei quem vc é ou não me lembro de você.

E digo-lhe que gostei de seu relato. Quanto aos dados historicos que citou serão de boa ajuda para meu trabalho e ao terminá-lo entro em contato com você novamente para encaminhá-la à minha publicação que pelas minha contas vai demorar menos de um mes.

Ah tah!! Sou filho da Bernadete..rsrs. Ela leu seu relato e em breve postará um comentário.

Teh+

Guilherme C. Carrareto
guilherme.jn@gmail.com

10:14 AM  
Anonymous Márcia Sarcinelli disse...

Encontrei seu blog por acaso, enquanto procurava outra coisa completamente diferente (como sói acontecer a incautos e ociosos) e gostei muito. Encaminhei para os meus pais, que com certeza também vão gostar de ler o texto sobre Demétrio Ribeiro, Baioccos, Campagnaros, Carraretos, Mazegas.

Sou filha de Guilherme e Marci Sarcinelli e também moro em São Paulo.
Parabéns pelo blog, você escreve muito bem!

5:22 PM  
Blogger Unknown disse...

Oi Claudia,

Meu nome é Jossana, moro em Itabira/MG, minha avó se chamava Carmelita Baiocco... Ela morava no Espirito Santo também... Acho que fazemos parte da mesma família...
Bjuss

5:16 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ola,
Meu nome é Jorge,sou neto de Tereza Baiocco,já falecida,ela chegou ao Brasil no inicio do século XX com 10 anos de idade junto com tres irmãos:José e Primo o 3o minha mãe não lembra do nome.Voce conhece essas pessoas?caso conheça por favor retorne-me . e-mail:jorgacio@bol.com.br

7:05 PM  
Blogger Unknown disse...

oi Claudia sou neto de Cesar Baioco, que vem ser irmão do Giocondo Baioco, sou Fabio Julio Baioco, moro no ES e fiquei feliz em ler o seu blog, e conhecer mas uma Baioco, Tive o prazer de conhecer sua avó, que é tia do meu pai Jose luiz Baioco. gostei muito do que lí abraços Baiocos

5:48 PM  
Blogger Bemvindo disse...

Oi Cláudia,
Sou Bemvindo Sarcinelli e li com enorme prazer e generosa pitada de emoção seu belo texto sobre Demétrio Ribeiro, berço de tantas famílias, cujos nomes são tão familiares para mim e meus irmãos, nas histórias contadas por meu pai, tios e primos.
Meu pai, Reginaldo Sarcinelli, hoje com 93 muito bem vividos anos, sempre nos fez ver Demétrio Ribeiro mais ou menos como o centro do mundo.
Retornar a estas paragens, transportado pelo seu texto carinhoso, é uma renovação da esperança de que outros cantinhos do mundo permaneçam inabaláveis pilares de paz, harmonia, amor e beleza, para onde sempre se pode retornar com segurança.
Bela e grata surpresa.
Parabéns!

5:56 AM  
Blogger Mari disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:37 PM  
Blogger cida disse...

Nossa q legal sou neta e bisneta de baicco estou tentando cidadania italiana..mas ta dificil encontrar documentos do meu avo elizeu pietro baiocco .e bizavo acostinho baiocco..chegou decada de 1840 demetrio.

10:52 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial