Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quinta-feira, dezembro 01, 2005

O tamanho dos filhos

Eu sei, reconheço e concordo plenamente que as fábricas não ajudam em nada, que cada uma tem uma numeração, que não há padronização etc etc.

Mas absolutamente 90% dos pais e mães do mundo acham que seus filhos são maiores do que efetivamente são.

(também acham que são mais inteligentes, mais bem-humorados, mais legais, mais espertos, mais gente boa...)

Isso fica patente na venda de uniformes escolares, que é um doa ramos da minha confecção. Para facilitar a vida dos pais, temos a opção de mandar entregar o uniforme em casa ou no colégio, de forma que eles não precisem se deslocar até aqui.
Basta dar a lista com as peças que deseja e os tamanhos.

Sempre que volta alguma peça por não ter servido é porque ficou grande demais. Na maior parte das vezes, fica mesmo enorme. É comum que a pessoa peça tamanho 14 e depois fique com o tamanho 8 ou o 10.

"Meu filho tem 8 anos, mas tamanho de 12" é coisa comum de se ouvir. E quando você efetivamente vê o moleque, ele tem é tamanho de um menino de 8 anos mesmo, igaulzinho a pelo menos 80% dos colegas da classe dele.

Sim, há exceções. Já tivemos de fazer calça com comprimento de GG para um menino de 12 anos que era um vara-pau. A calça parecia uma linguiça. Já tivemos crianças que eram sim acima da média dos demais, grandonas no todo, e não gordas. Mas os pais dessas crianças sabem que os filhos são exceção e normalmente sabem o tamanho que eles vestem. Já os pais dos outros têm apenas uma visão distorcida dos mesmos.

Piores são aqueles que querem comprar uma calça tamanho 6 para uma criança que veste tamanho 2, pra calça durar bastante. Até aí, tudo bem, uniforme é caro mesmo. Mas querem que a calça vista super bem desde o começo. Querem fazer a bainha sem cortar um pedaço da perna e não entendem que a calça afunila embaixo, então existe um limite para uma bainha ser virada sem engruvinhar o restante da perna. No caso de um dos colégios cujo uniforme confecciono, a calça tem bolso cargo na perna esquerda, o bolso vai parar lá embaixo, no pé, e ouvimos a reclamaçao de que o bolso está mal posicionado, pode?

Tem também os que não admitem a hipótese do filho ter 5 anos e vestir o tamanho 4. Como assim? Meu filho tem 5 anos, eles afirmam. Ok, mas que culpa tenho eu se o moleque é franzino? E a mãe complexada com isso? Algumas (no feminino, porque as mães são maioria no quesito neurose com o tamanho da criança) chegam ao extremo de comprar a calça no tamanho 6 e PEDIR PRA DIMINUIR NA BARRA E NA CINTURA. Virou o quê então a peça? Um tamanho 4, óbvio.

E aquelas que compram a calça comprida e pedem pra gente diminuir a barra em menos de meio centímetro?? Pelo amor de Deus, que diferença isso vai fazer na vida da criança? Nenhuma, claro, mas faz toda a diferença do mundo para a mãe dela, que é estilista frustrada ou perfeccionista de internar. Antes a gente até tentava argumentar, agora fazemos diferente (e aí vai um segredinho, por favor não espalhem!!): deixamos a calça por dois dias dentro do saquinho, guardada e quietinha exatamente como estava antes, e depois mandamos entregar. "Ah, agora sim ficou ótima depois que você subiram a bainha!!!!!"

Fazer o quê, né?

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Bom,para o pequeno gerimun aqui de casa, o tamanho é três anos mesmo ("36 meses") que quatro fica grande mesmo, tá? Mas pra cabeça, nada de golinha, viu? Lembre da ascendência. Bjs. Rosana.

5:08 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

Clau,

Vesti a carapuça até o umbigo e estou aqui, incomodadíssima: primeiro, porque compro para o meu filho de 3 anos peças tamanho 6 que ficam gigantes "para durar bastante" e faço barra quase até o cavalo (o que não deixa de ser bom, porque a peça fica mais resistente, sabe?)
Já a minha filha de 10, veste tamanho 14, no mínimo, assim como toooodas as amiguinhas da classe dela. 14 de blusa, né? Porque de calça...
Beijos,
JU...

6:41 PM  
Blogger Cláudia disse...

Ju, eu nao condeno, porque roupa de crianca é proporcionalmente cara mesmo.
Só que quando a calca finalmente ficar bonitinha, do tamanho legal, ela já tá velha e feia...

Rosana
já tö sabendo de todas as reformas no decote que mamae teve de realizar pras blusinhas caberem!

7:05 PM  
Blogger Luciana disse...

Seguinte: dado que vc já conhece e reconhece todas as neuroses tem que se valer da informação e ser uma boa estrategista em seus negócios, caríssima.
Se a mae do franzino quer que o filho de 5 anos use uma numeração 8, é só trocar a etiqueta e vice-versa. Cliente, tenho rezado como um mantra diária a velha máxima, tem sempre razão pois paga sua conta!
bjs
PS. minha filha e sua afilha me enche de orgulho quando entro na loja e peço número 3 para uma pequena de um ano de cinco meses. Por favor, não me contrarie, ok (rs)?!

10:12 AM  
Blogger Ana Téjo disse...

Ah, voltei aqui só pra dar uma informação de altíssima relevância: meu filho, aquele, que a Lala acha parecido com o menininho do Peter Pan, acaba de voltar da pediatra que informou, oficialmente, que ele, aos três anos e 8 meses está com altura de 4 anos e 11 meses. Tá? Tá?
JU...

6:32 PM  
Blogger Cláudia disse...

Meninas
um dia nos encontramos e conto as histórias sobre o assunto, inclusive da época em que trabalhei numa lojinha de roupas infantis.

Lu, Godinha é fora dos padrões mesmo, modelo torinha.

Ju, parabéns!!! Só não entre na loja agora pedindo tamanho 12, tá? Não me envergonhe...

7:17 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial