Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Gordura de foca


Ganhei um livro show de bola (gíria mais que adequada em ano de Copa do Mundo, não?) de Natal, orgulhosamente traduzido pela Ju, com dedicatória e tudo: Karluk.

O título do livro é o nome de um navio que levou uma expedição ao Ártico em 1913. O navio ficou preso no gelo, afundou depois, e os caras tiveram de sobreviver no gelo até serem resgatados. Um ano depois.

Uma história empolgante, envolvente, terrivelmente real, posto que tudo que está ali efetivamente aconteceu. Quase 500 páginas lidas em dois dias e meio, sem desgrudar.

Entre as várias coisas que os homens do Karluk foram obrigados a fazer para sobreviver, como amputar dedo do pé sem anestesia, sem assepsia, sem instrumentos, sem médico, sem nada, estava consumir gordura de foca quando não havia mais nada para se colocar no estômago.

E assim foram sobrevivendo mês após mês, sem saber se algum dia seriam resgatados ou não. Comendo gordura de foca.

Outro dia estávamos eu e duas amigas, uma delas a Ju, no bate-papo. E uma delas mencionou que tava começando um relacionamento com um cara, mas que tava meio assim, assim, sem saber se tinha achado ele legal ou não, sem se empolgar muito.

Aconselhamos: gordura de foca, amiga! Os caras do Karluk não comeram gordura de foca enquanto esperavam o resgate? Então, mesma coisa! Tem uns caras que cumprem o mesmo papel da gordurinha de foca na vida da gente.

Pode até soar meio cafa, mas eu juro, gente, é somente uma estratégia de sobrevivência! Que aliás, no caso do Karluk, salvou a vida de muita gente!

5 Comentários:

Blogger mc disse...

Eeeeeca! Confesso que não gosto dos detalhes dessas histórias de sobreviventes... Acho realmente impressionante o que fazem para não morrer, e provavelmente eu tbm faria alguma coisa absurda, mas me incomoda muuuuuito. Nunca consegui ver "Vivos"... calafrios!!

12:29 PM  
Blogger Zagaia disse...

Perfídia!! Gente nunca esperei isso de moças como vcs! Bjos

5:51 PM  
Blogger Lala disse...

O conceito "Gordura de Foca" é quase como aquele email que a gente recebe no dia 10 de Junho, quando está solteira: Qualquer pão com ovo, qualquer pão com ovo!

Beijos

PS. Gordura de foca tem se mostrado uma iguaria um tanto indigesta sabe?

8:51 AM  
Blogger Ana Téjo disse...

Querida,
Estou me sentindo a Rainha da Cocada de Foca com tanta propaganda!
Sobre a gordura de foca, sei não. Tá certo que, no desespero para sobreviver, a gente faz de tudo, mas é tãããooo ruim...
beijos,
JU...

9:39 AM  
Blogger Cláudia disse...

Por isso que gordura de foca é para ser usada apenas em caso extremo, visando a sobrevivência imediata!

Não conheço ninguém que coma gordura de foca quando tem lagosta à disposição.

12:06 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial