Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

terça-feira, novembro 14, 2006

Feriado... de novo?

Vai aqui minha opinião como pequena empresária: segunda, dia 20, é feriado.
De novo?

Pra começar, não posso pensar em nada mais racista e discriminatório do que um Dia da Consciência Negra. Sem contar que nem feriado nacional é, é municipal, ou seja, algumas cidades têm consciência negra, outras não.

Juntamos com o feriado de 02 de novembro e com o de 15 de novembro, fora todo o resto que tivemos em setembro e outubro, mais a proximidade do natal e do ano novo, e fica quase impossível ser produtivo pra valer.

Sem contar que não é o governo que arca com o custo do funcionário no feriado: são as empresas, e ninguém vai me dar desconto nos impostos por isso, muito menos me liberar de pagar hora extra pra dar conta dos compromissos assumidos com os clientes.

Para mim, alguns feriados não têm razão de ser. Os religiosos principalmente, uma vez que o Estado Brasileiro é laico. Sou católica e faço promessa pra Nossa Senhora Aparecida, mas não tem sentido ser feriado no dia da santa. Nem na sexta-feira da Paixão. Porque temos feriados nacionais cristãos e não temos feriados nacionais judeus ou muçulmanos?

Eu curto feriado, como todo mundo. Também gosto de saber que terei uma folga no meio do turbilhão. Mas façamos as contas: dos 22 dias produtivos do mês de novembro, 3 são feriados. Quase 15% dos dias. É muito para as empresas arcarem sem prejuízo algum.

Isso porque no dia 20, apesar de ser feriado, é dia de pagar a primeira parcela do décimo-terceiro. Vai ser feriado pra isso também?

8 Comentários:

Blogger Cláudia disse...

Maryana
minha empresa segue rigorosamente as normas de trabalho, inclusive de horas trabalhadas e paga hora extra SEMPRE.
Portanto, feriado pesa muito sim. E se tivesse um por semana, pode contar que metade da minha equipe estaria desempregada, pelo menos no que diz respeito a mim, porque seria impossível pagá-los dentro da lei como sempre fiz.
Já no seu trabalho, venda é assim mesmo, comissionado não tem horário. O que não deixa de ser um absurdo e uma exploração.
beijo

8:11 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Realmente pra quem paga pesa...muito feriado é bom pra quem estuda ter um dia a mais pra ficar a toa...e comentando sobre o dia da consciencia negra...um feriado ridiculo,uma piada ter feriado ta discriminando os negros...igual as cotas em universidades...eu quero minha vaga tb em faculdade publica...

1:29 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Uia, esse feriado é novo, no meu tempo não tinha disso não, mas no meu tempo tudo isso aqui era mato também. Consciência Negra? WTH? Então eles são diferentes mesmo? Eu achei que fossemos todos iguais em direitos... Agora me sinto discriminada porque não tenho o dia da Consciência Amarela. :o)

Beijos Clau.

2:04 AM  
Blogger MH disse...

Pois é. Nem tem o que falar desse feriado. Se o dia da mulher já me irrita e nem feriado é...! Bom mesmo foi a moça que trabalha aqui em casa, me avisando que vem trabalhar no dia 20 sim, que é um horror ser feriado, e que se ela ficasse em casa ia mesmo era ser dia do peso na consciência. Tá bom assim?

2:12 AM  
Blogger Cláudia disse...

Rafa, concordo. Acho que cotas deveriam ser pra quem fez todo o ensino médio em escola pública, e não por raça. Seria mais justo.

Marcinha, é novo, este ano é o primeiro. Mas por favor não reivindique o dia da consciência amarela, não, que eu nem tô podendo mais com tanto feriado. Se vc quiser eu faço uma festinha só pra vc pra comemorar, topa?

mh, não conheci uma única alma ainda que achasse que este feriado é coerente. E não me refiro só aos não-negros.

beijos a todos

2:32 PM  
Blogger Tati disse...

triste..... já tenho visto pessoas dizendo "Vou fingir que não é feriado, preciso trabalhar!".... que bom, tomara que com o passar dos anos nossa mentalidade mude, e que passemos a valorizar o trabalho, em detrimento do oba oba... Sou professora, e neste semestre meus alunos perderam tanta aula, que a qualidade caiu absurdamente. Cheguei a ficar 1 semana sem vê-los, um horror para qualquer trabalho que se espere bem feito....
É isso aí
beijo e inté!

12:55 PM  
Blogger Cláudia disse...

O rendimento cai mesmo, tati, porque perde-se o ritmo e pra retomar demora.
beijo

4:06 PM  
Anonymous Anônimo disse...

nossa, que bom que tem mais gente que pensa dessa forma, já estava me sentindo um ET nesse universo discriminatório que se está formando em favor de uma etnia, em desfavor de todas as outras que tb estudam, pagam impostos, votam, e que agora estão sendo preteridos por não possuírem a cor "certa"....?!?!?!?!?!?!?!? agora, quanto ao feriado, até parece piada, mas aqui em JF o prefeito decretou ponto facultativo no serviço público, pq hj ele pagou o 13º...rs..rs..rs... já pensou se a moda pega? rs... bjão

10:40 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial