Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

sábado, março 24, 2007

Negligência... de quem?

Estava lendo uma notícia sobre um avô que foi preso sob acusação de tortura, por manter o neto de 2 anos amarrado a uma corda dentro de um canil, junto com 3 cachorros, enquanto trabalhava ali do lado. O menino usava um casaco de capuz, a corda era amarrada a este capuz, e havia um colchãozinho para que ele pudesse sentar, brincar, dormir.

O menino foi recolhido a um abrigo e talvez seja adotado por alguma família. Vizinhos dos avós da criança estão revoltados e dão conta do avô como um homem carinhoso, que teria amarrado a criança para mantê-la em segurança, porque ali do lado tem um lago e um cachorro da vizinhança que é muito bravo e não há ninguém para tomar conta da criança enquanto ele trabalha.
A criança não se alimenta, chora chamando pela mãe, pelo avô e pelo au-au do vô.

Não cabe aqui um julgamento da situação. Cabe sim uma reflexão. A de que famílias cercadas pela pobreza são desamparadas pelo Estado e precisam dar uma solução nas próprias vidas. Algumas soluções são bizarras, como a citada acima. Para nós, totalmente incoerente; mas não para eles.

Você sonharia deixar em casa sozinho o seu bebê de seis meses com a irmãzinha de 7 anos pra tomar conta dele durante o dia, ambos trancados em uma casa precária? Pois centenas de mães têm de fazer isso, para poder trabalhar e sobreviver. Uma faísca, um curto-circuito (porque as instalações elétricas são mais precárias do que a própria casa), um incêndio, uma tragédia.

Negligência materna? Pode-se alegar negligência numa cidade como São Paulo, cujo deficit de vagas em creches públicas bate na casa de 100 mil?

E as creches que funcionam, abrem às 7h e fecham às 16h. Quem, em nome de Deus, consegue estar de volta do trabalho às 16h para pegar o filho na creche? Poucas privilegiadas.

A creche onde uma das minhas funcionárias deixa a filha de um ano fechou para férias no dia 22 de dezembro para reabrir somente em 2 de fevereiro. Durante as férias, roubaram os fios elétricos, e a creche ficou sem eletricidade. Hoje é dia 24 de março, e talvez em abril ela volte a funcionar. Minha funcionária é privilegiada no cenário: tem mãe, o pai da criança mora com ela, trabalha alguns dias em turno noturno e pode ajudar a tomar conta. Mesmo assim, tem dia que tudo dá errado e lá vem Yasmin trabalhar com a mamãe. Aqui tem espaço, e todo mundo acaba se revezando pra tomar conta dela. Mas e se assim não fosse, o que ela teria feito de 22 de dezembro pra cá?

Aqui na confecção, convivo com um mundo muito diferente do meu. Um mundo onde não existem berçários nos quais as mães podem ver seus bebês pela internet quando bate a saudade no trabalho. Não é um mundo miserável, todos têm suas casas, suas vidas certinhas, pagam as contas com o suor do trabalho e se empenham em que seus filhos estudem e sejam mais do que eles são. Mas convivem de perto com pessoas que não têm o básico, com gente que dorme em cima do estrado da cama por não ter um colchão.

E se escandalizam, como eu e você. A diferença é que a linha entre eles é tão tênue que eles não apontam o dedo para criticar, mas sim para apoiar e defender. Porque se eles não se defenderem, não há quem os defenda, os ajude e os proteja em um mundo onde seus básicos direitos são negados todo o tempo.

11 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Concordo com vc. Quem pode julgar esta atitude deste avô? Se a criança não recebesse carinho não estaria querendo a família de volta. E tem mais, vão colocar esta criança para ser adotada? E se não for adotada, como tantas outras que vivem aí?
Sempre que penso em ter filhos me vem este medo.... quem criará meu filho? Meus pais? estranhos? Minha sogra? Como eu poderia ser mãe trabalhando das 10 da manhã sem hora para sair? Difícil decisão.... bjs

12:28 PM  
Blogger Cláudia disse...

Não pense demais, senão não rola.
Dificil mesmo, mas no dia que você resolver de vez, arruma uma solução, que te parecerá óbvia.
Até lá, curte a cachorrinha!
beijo

2:24 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa, Cláu...estavamos falando sobre isso ontem em Bicanga....
Não me conformo, sabe??Eh muita humilhação....
Deus que me livre e os guarde!

beijos

7:22 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Τhе сream is totally protected
аnd its customers endure from no side effесts.


Feel freе to visit my wеb page :: pezza.x10.mx

9:02 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Outstanding quest there. What occurгеd after?
Good luсk!

My site: v2 cigs reviews
my webpage - wikirecortes.Com

4:13 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Thіs ωebѕite was... how do Ӏ
say іt? Relеvant!! Finally I have found ѕomethіng that hеlρed me.
Thanks a lot!

Аlsо visit my homepage: avarainfo.com

11:48 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Flex belt is accommodating and basic to use.

my webpage ... Flex Belt Review

8:48 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Just οbtаіned my starter kit last weeκ.
I enjoy it! We smoκed an eνeryday cig' yesterday and it was terrible. The Green Light up Cig' iѕ so сlеar
that with the tobаcco cіg' I possibly could taste the actual nasty document and all the some other gross things I was breathing in before, and that i can tell an enormous difference of the way my bronchi feel...we even just be ok with myself! I think that will be my personal last typical cig'.

Whаt a еxcellent product. ; R

Alsо visit my homеpage - green smoke coupon code

4:57 PM  
Anonymous Anônimo disse...

This іs a great tip еspeciallу to those frеsh to thе blogοѕρhere.
Sіmplе but νerу acсuгate informatіon… Thanks for sharing this оne.
A muѕt reаԁ artiсlе!

Мy wеbрage - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

3:15 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Thanks for sharing your thoughts about paх. Regards

Here is my blog :: Author's external home page...

10:56 AM  
Anonymous Anônimo disse...

The pursuing will introduce the there forms of device.
This is where by gadgets these kinds of as the Actron CP9180 OBD II AutoScanner
show so very useful.

my web-site; obd2 scan tool software

2:22 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial