Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

terça-feira, novembro 20, 2007

Feriado

Hoje é o Dia da Consciência Negra. Feriado aqui em São Paulo.

Imagine o que é um feriado municipal 5 dias depois de um feriado nacional. Considerando que o feriado nacional caiu numa quinta e o municipal na terça subseqüente, e que a maior parte das escolas enforcou a sexta e a segunda, porque o quorum em sala de aula seria mesmo ínfimo, e está feito o estrago.

O pior é que os funcionários das empresas que tiveram de trabalhar na sexta e na segunda se sentiram injustiçadíssimos de não ter podido emendar todo o feriadão. Numa época de produção intensa como esta, pelo menos no meu ramo de negócio, isso nem entrou em cogitação.

Por isso eu digo: eita feriadinho besta o de hoje!

Os motivos são variados. Pra começar, acho discriminatório existir um Dia da Consciência Negra. Ah, é pra chamar atenção para o preconceito racial etc etc. Ok, mas nós mulheres somos muitíssimos discriminadas também, temos menos oportunidades de trabalho, ganhamos menos que os homens, cumprimos dupla ou tripla jornada, e nem por isso ganhamos um diazinho só para nós. Ou melhor, até temos, pomposamente chamado de Dia Internacional da Mulher, mas não é feriado, nem mesmo ponto facultativo. Nosso lobby não é forte o bastante?

A Prefeitura e o Sindicato do Comércio de Guarulhos entraram com uma liminar contra o feriado neste dia. Ou seja, hoje, em Guarulhos, era pra ser feriado mas não é. Aplaudo de pé. O feriado custa caríssimo para as empresas e não temos retorno, ou desconto nos impostos, nada que alivie a nossa carga. Hoje estamos trabalhando e como não foi possível trocar a terça pela sexta, como fizeram várias empresas, pelo simples fato de estarmos sobrecarregados, serei obrigada a pagar caríssimas horas extras para cumprir meus compromissos.

Não sou contra os feriados, pelo contrário. Acho que eles cumprem uma função importante, de proporcionar uns descansos aqui e ali que ajudam a desestressar ao longo do ano. Só acho que alguns são incoerentes. Feriado religioso, por exemplo. Se o País não é oficialmente católico, por que tantos feriados católicos? Por que não temos feriados judaicos ou kardecistas? Segundo a legislação, além das datas nacionais, pode-se ter 4 feriados religiosos. Vamos contar: terça de carnaval, sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Natal. Isso porque não incluo nesta conta o Dia de Finados, uma vez que todo mundo morre independente da religião. Já não passou de 4?

Juntam-se a eles o Dia do Trabalho, o da Independência, o da República, o do Ano Novo, o do aniversário da cidade, o da Revolução Constitucionalista, o de Tiradentes, e suas respectivas emendas. Como já disse acima, são todos ótimos para descansar, mas por vezes, o preço desse dia em casa sai caro demais.

2 Comentários:

Blogger Ana disse...

Olha, no nível de stress e saco cheio que eu estou tô dando Graças a Deus por esse monte de feriado...
Beijos

12:31 PM  
Blogger Tati disse...

E tudo isso na cidade mais rica do país... Imagine se reduzíssemos pela metade?...
Concordo com absolutamente tudo que vc colocou, em gênero, número e grau... Quem sabe essa consciência de que somos um bando de folgados que celebram feriados como se fosse carnaval não está aumentando e se incorporando à nossa cultura, e assim, podemos ter mais protestos e mudar alguma coisa...

beijo

8:11 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial