Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

domingo, novembro 18, 2007

Lindas lembranças

Hoje fiquei pensando em Portugal e me lembrando do tempo que morei lá. Começou porque de tarde estava passando uma matéria com o Zeca Camargo, nem sei que programa era aquele, e ele falava das expressões portuguesas, diferentes das nossas.

Morei em Lisboa por precisamente um ano e um mês. Em Miraflores, na Avenida das Tulipas, 14 - Quarto Direito - que, como já expliquei aqui um dia, quer dizer que eu morava no quarto andar, no apartamento do lado direito. Bem, olhando de frente pro prédio, ele na verdade ficava do lado esquerdo. Talvez eu devesse ficar na mesma posição que o prédio, ou seja, de costas pra ele, ambos (eu e o prédio) de frente para um morrinho florido, e então o apartamente ficaria efetivamente do lado direito. Bem, ele ficava do lado direito de quem saía do elevador, ao menos.

(tô vendo um filme com Robert Redford e Brad Pitt, e eles são tão parecidos que o filme podia ser algo do tipo eu sou você amanhã)

Quando cheguei a Portugal, foi pra morar apenas por seis meses. Seis meses que viraram o um ano e um mês que mencionei. Quando voltei, sentia um misto de alegria por voltar para casa e de tristeza por sair de lá.

Porque, apesar da saudade da minha casa, dos meus amigos e da minha família, eu fui tão, tão, tão feliz lá, que Portugal morará para sempre em um lugar muito especial em meu coração.

Toda vez que penso em Portugal, três imagens são predominantes em minha cabeça: a primeira é da minha querida e linda Torre de Belém, meu lugar favorito na cidade, meu refúgio nos momentos de melancolia, minha confidente, enfim o lugar que eu chamava de meu.

A segunda é Cascais, com todo aquele mar aberto diante de mim. Era curioso ficar parada no sol lindo, sob o céu azul, de frente para o mar, toda encasacada por conta do frio. E ficar olhando para o horizonte, e pensar no quanto minha vida era abençoada e no quanto eu me sentia feliz.

A terceira eram os campos intermináveis de girassóis do Alentejo. Quase todo fim de semana eu inventava alguma viagem para algum lugar de Portugal. Onde houvesse um muro velho, lá estava eu, como dizia meu ex-marido. Ele tinha toda razão. Bastava eu saber que numa determinada cidade havia uma fortaleza, ou um castelo, e eu queria ir conhecer. Muitos deles ficavam nesta região de Portugal, o Alentejo, e enquanto meu então marido dirigia até o destino escolhido daquela ocasião, eu me lembro de ver campos de girassóis tão floridos e lindos, tudo tão amarelinho, até onde a vista alcançava, e como era linda aquela cena.

Era como se o mundo todo fosse florido, amarelo, radiante, ensolarado!!!

3 Comentários:

Blogger mc disse...

Ai, que delícia, fiquei morrendo de vontade de conhecer Portugal. Quer dizer, já tinha a vontade, mas ela estava adormecida. Já que você é a responsável por despertá-la, quer contribuir para que aconteça???

hehehhehe

1:47 PM  
Blogger Cláudia disse...

mc, Portugal é um país lindo, cheio de coisas lindas para ver, o moderno misturado ao antigo... você não vai se arrepender!
Mas não fique só em Lisboa não. Aluga um carro e rode pelo país, que é bem pequeno e fácil de chegar nos lugares, porque as estradas são ótimas em sua maioria.
E tire muitas, muitas fotos!
beijo

11:44 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Por acaso cai no seu blog....e faço das suas palavras as minhas. Estou em Lisboa há 6 meses e completamente apaixonada pela terrinha! A saudade das pessoas do outro lado do oceano é imensa....mas algo prende!

Beijos e parabéns pelo blog

9:51 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial