Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Aqui em Brasília

Saí lá pelas cinco da tarde pra dar uma volta com o cachorrinho da minha irmã, uma coisica misturada de maltês com poodle, carente toda vida, que não fica sozinho em um ambiente um minuto sequer e se apega a você na primeira coçada.

Coleirinha em punho, desço pelo elevador aqui no prédio da minha mãe e vou levar o Luke pra passear, numa linda tarde no cerrado.

Olha, a gente se sente mesmo poderosa atravessando a rua aqui em Brasília. Sim, os carros param na faixa de pedestre, sem hesitação, e esperam pacientemente que você atravesse, sem buzinar ou ficar avançando em cima da faixa pra te apressar. A própria rainha do funk, já posso dizer que minha beleza é de parar o trânsito. Ao menos o daqui, em cima da faixa de pedestres.

Passeando calmamente com o Luke, que parava a cada dois metros para cheirar demoradamente um montinho de grama, fiquei divagando sobre a cidade, e como a vida em um lugar como Brasília é diferente da vida em um lugar como São Paulo. Não cabe aqui um julgamento de valor, até porque apesar de considerar Brasília minha cidade, adoro morar em São Paulo e não tenho planos de me mudar de lá nos próximos 30 anos. E depois disso estarei velha demais para ir pra outro lugar.

Mas é fato que morar em uma cidade com trânsito livre e horários de trabalho que não avançam insanamente madrugada adentro traz ganhos em qualidade de vida que não podem ser compensados com dinheiro. Pessoas caminhando nas entrequadras - e como é gostoso caminhar aqui, nas quadras do Plano Piloto, super-arborizadas, com passeios calçados especialmente para se andar a pé ou de bicicleta! - avôs com os netinhos, crianças brincando livremente embaixo dos blocos de pilotis sem que precisem ficar confinadas dentro das grades de um prédio, cachorrinhos de pequeno e médio porte soltos no imenso gramado entre a 104 e a 105 Norte, correndo uns atrás dos outros, numa algazarra feliz.

O céu limpo, sem a faixa de poluição a que nós, moradores de São Paulo, estamos acostumados. A cidade de visual agradável, nada de prédios imensos se sobrepujando à paisagem, mas sim prédios residenciais (que aqui chamamos de bloco) com no máximo 6 andares, cuja altura se mistura com a altura das árvores. A cidade dentro da floresta, fiel ao projeto original.

Mas não pensem que tudo aqui em Brasília são flores. Pedimos uma pizza ontem e ela veio como as pizzas brasilienses efetivamente sempre foram: péssima!

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

É...Brasilia é mesmo encantadora, mas faz um calorrrr!!!!
Bem, há quase 7 anos atrás tive o prazer de conhece-la...não tão bem qto vc, mas deu para apreciar um pouquinho...E essa parada de trânsito livre e os carros educadamente parar na faixa é mesmo muito marcante...


beijos

Nana

8:31 AM  
Blogger MH disse...

A pizza de São Paulo é imbatível, a melhor do mundo. Aperfeiçoamos a arte italiana, e o discípulo superou o mestre! rs

Brasília é especial...

beijo

10:34 AM  
Blogger Cláudia disse...

Nana, faz calor mesmo, e este começo de ano está especialmente quente.

Mh, é verdade, as pizzas de São Paulo são insuperáveis. Até a pizza ruim é boa.

beijo

11:59 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Acho Cláudia, que esse começo de 2008 está especialmente quente no país todo. Xisus!!!Aqui em Vitória tá insuportavelmente quente!!!
Nem as águas de Bicanga estão refrescando...rs

beijinhos

Nana

2:57 PM  
Blogger Cláudia disse...

Olha, saber que nem as águas de Baiocanga tão dando conta do recado é algo desanimador!
beijo, Nana

4:08 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Ei, tia, não sou coisica,sou um pit-poodle feroz, viu? E não é carência não, eu tenho que estar por perto pra proteger a minha matilha...
Ah, obrigado, adorei o passeio!!!
Lamb-lamb, Luke.

5:04 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial