Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, agosto 18, 2008

À moda antiga

Um verbo que eu nunca conjugo é o verbo ficar, no sentido mais usual dos últimos tempos, que é quando se está saindo com alguém, beijando este alguém e dormindo com este mesmo alguém. Apesar do primeiro menino que eu tenha beijado, aos 14 anos, tenha sido um mero ficante - porque eu sou tiavéia mas eu sou muderna! -, desde essa época eu já não gostei da história e vi que aquilo não tinha absolutamente coisa alguma a ver comigo.

Tem coisa pior do que ficar aos beijos e abraços com alguém e depois não saber se cumprimenta com beijo na boca, beijo no rosto, abraço, aperto de mão ou um tchauzinho? Não saber se anda de mãos dadas ou um ao lado do outro, se combina de viajar junto no feriado, se convida pra ir ao casamento da amiga dali a duas semanas, se planeja passar o ano novo junto... Isso não é pra mim.

Eu até acho que eu conjugo o verbo namorar significando a mesma coisa que para alguns significa o ficar: na fase inicial do relacionamento, aquela em que as partes ainda estão se conhecendo. Para mim, o resumo é simples: beijei mais de uma vez, passei uma noite junto, vou ao cinema e só faço isso com um único de cada vez - porque minha personalidade é totalmente monogâmica - tô namorando.

Namorar não implica necessariamente um compromisso ad eternum: pode durar um mês. O que faz diferença, para mim, é o compromisso em fazer aquilo dar certo, coisa que não ocorre num relacionamento de ficadas. É a sensação gostosa de planejar coisas a dois, de se sentir à vontade pra ligar para o outro depois das dez da noite, de ligar dizendo que está com saudades e querendo ficar junto, de combinar que no feriadão nós vamos para a praia. Se está apenas ficando, significa que amanhã pode acordar e não querer ficar mais, o que aborta qualquer plano que possa vir a ser feito.

Não sei conviver com isso, e nem de longe digo que estou certa. Cada um sabe o que é mais adequado para si. Mas em matéria de relacionamentos, nesse ponto tô com o Gastón: beijou de dia, tá namorando!

6 Comentários:

Blogger Ana disse...

Tb não sei viver nessa não Clau. Nunca soube, desde a minha adolescencia..

9:45 PM  
Blogger Cláudia disse...

Pois é, Ana, acho que caímos de alguma nave, só pode.

11:58 PM  
Blogger Dani disse...

Clau,

Às vezes usamos desta "muleta" por incapacidade de planejar, de almejar algo mais.

Nunca fui uma "ficante" de um dia, ou de momento, as minhas ficadas duravam muitas vezes, por mais de ano, mas namorar?? eu?? "Magina"...

Modernidade demais cansa, sabia.

Bju..

12:05 AM  
Blogger Dri disse...

Olha, eu acho que a língua portuguesa carece de difinições para as várias fases de um relacionamento. Já cheguei, inclusive, a escrever um post sobre isso. De qualquer forma, estou pensando seriamente em adotar o verbo "namorar", como você. Mais fácil, nénão?
(E sim! Beijou de dia, tá namorando! *rs*)
Beijos

10:57 AM  
Blogger MH disse...

Eu acho que ninguém pode gostar de ficar... aceitam porque a realidade é assim, mas GOSTAR, duvido. Talvez em fases de auto-afirmação...

e namorar, fazer planos, não quer dizer que você está preso, obrigado a viver aquela vida. Faz porque quer, porque é gostoso, porque faz sentido.

beijou de dia, tá namorando? Meu primeiro beijo no futuro srMH foi de dia... será que já começamos assim???

2:08 PM  
Blogger Cláudia disse...

Dani, é exatamente sobre isso o assunto do post. Um ano ficando? é quase um noivado!

Dri, pra mim ou é amigo ou é namorado, simples assim.

MH, viu só como a coisa é boa quando começa bem? Olha os dois já com os pezinhos no altar, felizes da vida, sem frescurada.

beijo

5:57 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial