Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, junho 08, 2011

Os quilinhos a mais

Dia desses uma amiga querida estava bem chateada porque tinha ido a uma festa de família e várias pessoas foram comentar com ela que ela estava gorda. Como ela vem se recuperando lentamente de um seríssimo problema de saúde que a deixou imobilizada por muitos meses e tomando remédios fortíssimos, era de se esperar que o comentário mais recorrente fosse: que bom que você está bem e pôde vir a festa ficar com a gente.

Mas não, o assunto principal foi seu peso.

Comentei com ela que eu ainda me espantava no quanto as pessoas se sentem no direito de chegar para quem está acima do peso - categoria na qual me incluo - e dizer coisas como nossa, você engordou! ou o que aconteceu que você está mais cheinha? ou se você emagrecesse ia ficar tão bonita!. Eu não me sinto no direito de chegar para alguém e dizer nossa, o cigarro tá deixando seus dentes cada vez mais manchados né? ou gente, o que você fez com o seu cabelo, que tá tão ressecado! ou por que você não faz uma plástica no nariz, ia ficar tão bonita!

Óbvio que 99% das pessoas que fazem comentário sobre o seu peso são mulheres. Os homens não estão nem aí, a não ser que você pese 350kg e tenha de ser tirada de casa pelo guindaste do corpo de bombeiros. A gente engole porque gordo se sente culpado e responsável pelo próprio peso e pratica preconceito contra si mesmo.

E com isso, dá aos outros o suposto direito de nos criticar, porque afinal de contas, o mundo é magro e nós não.

Não se veem gordos lutando por assentos no avião, cintos de segurança que lhes caibam confortavelmente, catracas que permitam sua passagem, roupas que efetivamente sirvam no manequim indicado - este é um capítulo a parte, uma amiga minha, magra, foi experimentar um casaco em uma loja chique e o tamanho G faltou 4 dedos para fechar. Pensa o PP, é pra vestir quem, minha afilhada de quase 7 anos? Cadeiras que não bambeiem ao sentar, meias-calças que efetivamente passem nas coxas grossas sem desfiar, sutiãs que sejam lindos mesmo no tamanho 52 e não com cara e cor de sutiã da bisavó. Porque gordo tem vergonha de ser gordo.

Naturalmente que são as mulheres que passam por todas essas dificuldades, porque as lojas de homens tem roupas do 38 ao 52 e a roupa 52 cabe num homem com porte para vestir 52. E se algum homem diz pro outro que ele engordou - porque nenhuma mulher, aquela mesma que se achou no direito de apontar o dedo para você, faz o mesmo com um cara na mesma situação - será no tom de galhofa e gozação e camaradagem presente entre eles em outras situações.

Portanto, se você é magro e está lendo este texto, pense duas vezes antes de dizer para sua colega gordinha que conhece uma dieta ótima ou um médico ótimo. E se você é gordinha, adote a tática de uma amiga minha, que, se alguém fala que ela engordou, ela retruca: ah, agora é a hora em que comentamos a aparência uma da outra?

11 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

você não existe.... beijo!!!

11:17 PM  
Blogger Ana disse...

Ahh adorei, totalmente apoiada!!! E faltou dizer que precisamos de botas que fechem na panturillha!
Eu sou um pouco mais grossa que sua amiga... se alguem diz que eu to gorda, digo: gorda de c* é r***!

11:17 PM  
Blogger Cláudia disse...

Ah, as botas, tem raz]ao! Mas Ana, nem quando eu era magra - e me achava uma baleia - eu achava botas que fechassem na batata da minha perna, é de nascença mesmo.
beijo

11:24 PM  
Blogger Cintia D Camargo disse...

Moças de pernas grossas! Não esquentem com isso... Melhor pernas torneadas que aqueles palitinhos dentro de botas que ficam parecendo gola de palhaço!
;-)
Clau! Adorei a máxima da sua amiga... Vou adota-la!
uhauuauhhua
Beijocas!

10:51 AM  
Blogger Yara disse...

Vou fazer um altar pra colocar a sua amiga, hehehe!

Já reparei que quem comenta das gorduras/corpo/etc alheios são pessoas mal educadas, que mostram essa falta de educação em outras atitudes também. Gente educada sabe ficar quietinha :o).

12:58 PM  
Blogger Cláudia disse...

Cintia, meu sonho dourado era usar uma bota que ficasse frouxa...

Yara, desistiu do blog?

beijos

7:44 PM  
Blogger Dedinhos Nervosos disse...

Já eu sempre fui o contrário. Saca a Olívia Palito? Eu era mais magra ainda que ela. Então, apesar de ter engordado (fiz dieta e o escambau), minha estrutura é fina. Pior é que as gorduras que vieram estalaram onde não deveriam estar! Mas, ainda hj, se aguém falar que eu emagreci, tenho 1 ataque!

6:44 PM  
Blogger Dedinhos Nervosos disse...

estalaram = estacionaram

11:14 PM  
Anonymous Rosana disse...

Acho uma grosseria (sem trocadilho...)comentários sobre a aparência. Dia desses encontrei uma conhecida que não via há anos, ela estava muuuito magra, e quantas vezes por dia ela ouve "Nossa, vc vai sumir!" e coisinhas assim. Pra que falar o que ela está cansada de saber? Melhor falar do reencontro, atualizar as conversas e se meter só onde for chamada...

1:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Nana1, juro que se vc chegar aqui em dezembro...e falar pra mim que eu "SUMI OU TÔ QUASE SUMINDO"...juro que não vou te achar nem um pouco grossa!rs

bjus

Nana2

10:37 PM  
Anonymous Vivi disse...

Aff, que falta de noção, né?! destas pessoinhas?! E sempre mulheres. Como vc falou, homem não se preocupa com isso. Futilidades..............
Beijão

7:03 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial