Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, outubro 15, 2012

Rogando praga

Detalhes é uma das músicas mais conhecidas de Roberto Carlos. Não sei se há alguém neste Brasil que more em um local com o mínimo de civilização que não a tenha escutado ao menos uma vez. E todo mundo acha linda, inclusive eu, e ela é atemporal, como a maior parte das músicas do Roberto, apesar de ter sei lá, uns 40 anos.

Mas já repararam que a música nada mais é do que uma praga do caramba que o cara roga pra cima da mulher? Do início ao fim, a letra é um enorme dedo apontado para o nariz da pobre coitada cujo único pecado na vida foi não querer ficar como moço.

Já começa ele dizendo "não adianta nem tentar me esquecer, durante muito tempo em sua vida eu vou viver". Demonstra a intenção de não dar sossego pra nêga, uma vez que pretende infernizar a vida dela para que ela não o esqueça. Não satisfeito, lista uma série de coisas que a assombrarão pelo resto dos seus dias, como "se um outro cabeludo aparecer na sua rua e isto lhe trouxer saudades minhas a culpa é sua..." Como assim a culpa é dela? Ele fica arrastando corrente em volta da casa da moça e ainda quer jogar a responsa pra cima dela, pode isso? Fosse eu ela, descolava logo um careca pra ele deixar de ser besta.

O ronco barulhento
Do seu carro
A velha calça desbotada
Ou coisa assim
Imediatamente você vai
Lembrar de mim...

É ou não é uma praga rogada do caramba? Disfarçada de declaração de amor, de canção de homem apaixonado, mas é uma praga. O cara é tão metido e seguro de si que acha que ela vai arrumar outro igualzinho a ele. Namora um de terno, fia, que não tenha carro barulhento que é pra quebrar esse ebó.

Não satisfeito, ele continua dizendo que ela vai se lembrar dele até quando arrumar outro analfabeto feito ele mesmo - quanta arrogância, ela bem que podia se engraçar com um professor universitário -, e tem certeza de que ela vai ficar olhando o retrato dele antes de dormir. Considerando, pela letra, que ela é que deve ter dado um pé na bunda dele, a essa altura o retratinho já está lá no fundo da gaveta, junto das contas pagas, a troco de quê antes de dormir ela vai ficar olhando fotinho do ex é que não sei.

Depois disso, a praga chega no ápice. Nega lá no bembom com o peguete novo e o cara cantando

Se alguém tocar
Seu corpo como eu
Não diga nada
Não vá dizer
Meu nome sem querer
À pessoa errada...
Pensando ter amor
Nesse momento
Desesperada você
Tenta até o fim
E até nesse momento você vai
Lembrar de mim...

Asifudê né? Vai arrumar uma nêga pra chamar de sua e para de assombrar os outros, coisa mais brochante e sinistra isso, deixa a outra ser feliz! E finaliza reafirmando a ameaça do começo: não adianta nem tentar me esquecer....

A praga foi reeditada por Zezé di Camargo & Luciano em Você vai ver: você pode provar milhões de beijos mas sei que você vai lembrar de mim, pois sempre que um outro te tocar, na hora você pode se entregar, mas não vai me esquecer nem mesmo assim.

Bando de homem recalcado!

4 Comentários:

Blogger MH disse...

Hahahahahahahaha sempre pensei isso! De ficar com raivinha da música!

10:01 PM  
Anonymous Rosana disse...

Dado Dolabela é quem tinha que reeditar. Incluindo um verso "se o juiz mandar eu sair de perto de você,você vai ver" (tchururutchururu)

11:20 PM  
Blogger Cláudia disse...

MH, mas não é? Perseguição.
Mana, ele poderia usar como ameaça né?
bjs

10:17 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Sensacional! Beijos.
Sônia Claro

8:23 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial