Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

sexta-feira, setembro 23, 2005

Letras do além

É chique dizer "adoro ler e detesto televisão". Já eu, acho um absurdo. Não o fato de adorar ler, mas de dizer que detesta televisão. Houve uma época em que isso era descolado, como diria minha amiga Lu, época em que isso era contestador etc etc. Hoje me soa como alienação.

Por outro lado, há os que proclamam que adoram ler. Aí você pergunta: o que você gosta de ler? E vem a resposta: adoro romance espírita, adoro os livros da Zíbia Gasparetto, leio todos. E mais nada na vida. Fué, fué, fuééé´...

Eu já li muito romance espírita e posso dizer: são todos iguais. Todos absurdamente óbvios e maniqueístas, com personagens rasos e chatos de doer.

Vale pela doutrina que é interessante e com a qual concordo em muitos pontos? Sim, vale, mas para isso basta você ler um e pronto, já leu todos.

É impressionante a quantidade de gente que só lê isso, que consome avidamente este tipo de literatura e nada mais.

Não defendo aqui que as pessoas só devem ler obras profundas, didáticas, clássicos consagrados. E nem quero ser a pedante que se acha a the best. Quer coisa melhor do que ficar torrando no sol lendo um bom Nora Roberts? Passar o tempo esperando ser atendida no médico com um Sabrina nas mãos, que vai durar o tempo da sala de espera? Lembro até hoje quando eu estava na pós-graduação que qualquer coisa que eu lesse que não fosse sobre nacionalismo europeu me fazia sentir culpada, como se eu estivesse sonegando o tempo que deveria me dedicar ao curso.

Bobagem. Melhor mesmo é conseguir equilibrar para fugir da chatice e da falta de assunto.

1 Comentários:

Blogger Zagaia disse...

Eu tb adoro tv, e adoro ler... mas gosto mais de outras coisas... bjos

7:15 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial