Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quinta-feira, outubro 06, 2005

Polêmica

Ontem li uma notícia sobre um estudo de um dos mais respeitados zoólogos do mundo, o espanhol da Catalunha Desmond Morris, 74 anos.

É dele a frase que está no meu msn: "O homem pode ter muitas companheiras, mas uma única dona", que causou tanta polêmica com minhas amigas, que acharam que eu tinha liberado geral (palavras da Lala).

A tese de Morris, a qual é baseada em 40 anos de estudo dos mamíferos e das sociedades humanas, derruba o mito largamente difundido, em especial como justificativa para as puladas de cerca masculinas, de que o homem é polígamo por natureza.

Ele afirma que é exatamente o oposto: que o homem e os mamíferos são monogâmicos, e que há pressão social e cultural para a poligamia, como se colecionar mulheres fosse prova de masculinidade.

Segundo ele, em sociedades animais e em sociedades humanas nas quais é praticada a poligamia, há sempre aquela fêmea/mulher que recebe mais atenções. Aquela cuja prole é mais protegida e privilegiada pelo macho/homem. Aquela com quem ele passa a maior parte do tempo e divide suas angústias e alegrias mais profundas.

Em resumo: existe a THE ONE; e as outras. A isso ele chama de monogamia, na pureza zoológica. Morris e sua equipe procuraram, pelo mundo inteiro, um caso de poligamia real entre os homens, ou seja, no qual ele desse a mesma atenção e tratamento para todas as mulheres. Não acharam nenhum, sempre havia uma favorita. Uma ÚNICA favorita.

Isso se daria porque biologicamente dedicar-se a uma única prole faz com que se tenha mais chances de êxito na sucessão.

Daí a frase "O homem pode ter muitas companheiras, mas uma única dona".

Que chamamos carinhosamente de A PATROA... e se observarmos a vida real, o cotidiano ao nosso lado, é mesmo bem assim.

Mas aviso aos navegantes: ainda exijo ser THE ONLY ONE, e não somente THE ONE.

4 Comentários:

Blogger Ana Téjo disse...

Ó, não quero nem saber, pode botar estudo, teses, o que for, EU não divido!
Beijo,
JU...

1:51 PM  
Blogger Cláudia disse...

Nem eu.
Mas que é uma visão diferente do mesmo assunto, lá isso é.
No fundo, sempre há uma boa desculpa pra tudo... rs

2:33 PM  
Blogger Lala disse...

Eu não divido também.

E homem que se divide por livre e espontânea vontade acaba virando um mosaico de cacos.

Non, merci.

7:37 PM  
Blogger BaratoLegal disse...

Que egoísmo!

12:11 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial