Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

terça-feira, junho 06, 2006

Copa do Mundo - disputa fraterna


Portugal estréia na Copa da Alemanha com um jogo que dividirá corações: seu adversário é Angola.

Quando morei em Portugal, a independência das colônias africanas ainda não completara 20 anos. Conheci vários angolanos e moçambicanos e me chamava a atenção a grande identificação que eles tinham com Portugal. Poucos se referiam à Angola, por exemplo, como seu país, como se nascer em Angola tivesse sido apenas uma contingência. Ao mesmo tempo, tinham alguns hábitos trazidos de lá que se pareciam com os do Brasil em alguns aspectos. Tinham carinho pelo país africano, mas não era amor.

Eles me pareciam mais portugueses do que africanos.

O interesse do povo português pelas ex-colônias africanas era grande. O noticiário dava grande espaço aos acontecimentos dos Palop (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), em minúncias. Era um interesse diferente do que havia pelo Brasil: independente há tão mais tempo, não nos sentimos parte de Portugal e não temos em nós o sentimento de pátria tão indefinido. Não fazemos mais parte de Portugal há tanto tempo que se não fossem os livros de história e o idioma comum, talvez nem nos lembrássemos que um dia fomos colônia portuguesa.

Os Palop têm sotaque lusitano; ele s falam português e não brasileiro.

Por tudo isso, Angola x Portugal, no próximo dia 11 de junho, vai me parecer mais uma disputa interna do que um jogo entre dois países rivais.

De minha parte, torcerei para Portugal, que tem o Felipão como técnico, um profissional que eu admiro demais!

6 Comentários:

Blogger Zagaia disse...

Olha só! Ceiça tb é cultura!! Eu nem sabia que as colonias tinham siglas... qual será a nossa hein

10:51 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

E tem o Figo, que é um pitéu.
Beijos,
JU...

12:07 PM  
Blogger Cláudia disse...

A gente não tem, Xu, é Brasil mesmo.
Mas em Coimbra, num parque onde há miniaturas das construções portuguesas mais importantes, há uma réplica da embaixada do Brasil escrito bem grande: Brasil e Portugal são países irmãos.

12:10 PM  
Blogger Cláudia disse...

Bota pitéu nisso!!!
Olha que eu morei um ano inteiro por lá e nunca achei nada parecido dando sopa... Deve ser só pra exportação.

12:11 PM  
Blogger Lala disse...

Eu si calo.

12:21 PM  
Blogger Cláudia disse...

Como eu disse, Lala, É SÓ PRA EXPORTAÇÃO.

1:01 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial