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terça-feira, dezembro 30, 2008

Cadê o RH?

A Varig e a Gol agora são uma única companhia, a maior do país, com vôos pra não sei quantos destinos, bla bla bla. A gente sabe disso tudo porque eles gastam uma fortuna com publicidade. E com isso, não sobra dinheiro para treinar melhor os funcionários.

Em três dias, passei por dois episódios que não deveriam ocorrer se os funcionários fossem melhor orientados sobre os procedimentos. Vamos a eles:

Episódio um, dia 27 de dezembro, Brasília;

Voltava eu de Brasília para São Paulo, e tinha feito o check in online. É o melhor dos mundos, não?, chegar no aeroporto e pegar uma fila menor porque você passou alguns minutos em casa preenchendo os dados na internet. Despacho a bagagem, e vou para o portão de embarque, que dessa vez ficava lá do outro lado do aeroporto, no embarque internacional - nem sabia que tinha embarque internacional no aeroporto de Brasilia.

- Senhora, não posso permitir a sua entrada no portão sem o carimbo da companhia aérea.
- Carimbo? Não, eu despachei bagagem, eu passei pelo check in, olha aqui o comprovante da bagagem.
- Infelizmente não posso, a senhora tem de voltar e pedir para carimbar.

Volto bufando até o check in, para que o moço que despachou minha bagagem carimbe aquela joça, coisa que, se é obrigatória, ele deveria ter feito quando eu despachei a mala.

- Não, senhora, carimbar? Pra que? Olha aqui, eu escrevi meu nome, pode voltar lá e dizer pra ele que meu nome está escrito aqui - e apontava para um nome escrito num garrancho mínimo, no meio do papel.
- O senhor concorda que se isso adiantasse eu não estaria aqui? Pode por favor carimbar o meu cartão de embarque pra eu poder finalmente viajar?
- Ah, aqui não temos o carimbo, a senhora tem de ir até o balcão da Gol que carimba os cartões de embarque, ali no embarque nacional.

Do outro lado do aeroporto.

Tá certo que o aeroporto de Brasília é bem pequeno, mas e se eu estivesse embarcando em cima da hora? Ia ter de correr feito uma louca pra pegar o tal carimbo. Que aliás, segundo o funcionário carimbador, era obrigatório. Se é obrigatório para todos os passageiros, e não apenas para os sem bagagem, por que então cada unidade de check in não tem um carimbinho? É tão caro assim pra Gol providenciar?

Episódio 2, 30 de setembro, São Paulo

Eu embarcaria às 11h13 de Congonhas pra Vitória. Embarcaria não, porque vou embarcar tão logo termine este post. Uma e pouco da manhã, vou fazer o check in online. Acontece que eu não tinha impressora pra imprimir o cartão de embarque, e na Gol não há, como na Tam, opção de imprimir no aeroporto.

Fico até às TRÊS E CINCO da manhã na fila do atendimento online - sim, porque a espera no telefone já tinha ultrapassado quinze minutos, cadê a fiscalização e o tal papo de só um minuto? - explique o caso, e o atendente me explica que, sem a impressão, o check in estava cancelado e eu deveria faze-lo no aeroporto.

Tá certo, quem mandou não viajar de Tam? Chego cedo ao aeroporto para não correr o risco de perder o vôo, a fila nem tava tão quilométrica assim.

- Senhora, o seu check in já foi feito, hoje, 1h55 da manhã.
- É, eu fiz, mas como não pude imprimir, o atendente online me informou que meu check in estava cancelado.
- Não, senhora, ele está feito, eu vou só imprimir seu cartão de embarque e despachar sua bagagem. Da próxima vez, a senhora pode ir direto no guichê lébous e despachar a bagagem direto, não precisa entrar na fila do check in.

Legal né? Depois dessas, só me resta esperar que eles tenham pelo menos treinado os pilotos para decolar e pousar.

8 Comentários:

Blogger MH disse...

é um carnaval de informações cruzadas. Agora, a TAM até é melhor, mas não está livre de trapalhadas!
Espero que tenha conseguido embarcar, acabei de ver na TV que UM A CADA CINCO vôos está sendo cancelado em Congonhas!...

good luck e bom vôo!
beijo

11:12 AM  
Blogger Regina Caruso disse...

Ah! Amanhão vou passar por isso, na gol.... que preguiça....
feliz 2009!
beijos
Re

11:55 AM  
Blogger Informações: disse...

Pois é, é como você diz, cadê a fiscalização pelo bom e rápido atendimento via fone ou mesmo pessoalmente? Infelizmente vamos ter estes problemas pois no Brasil nada se leva a sério. Um ótimo ano novo para vc e continuarei a acompanhar seu ótimo blog ano que vem.

bjus

1:04 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Papai, orgulhoso da cria mais nova, ganhou fôlego novo pra continuar a reclamar que carros não credenciados estavam estacionados na vaga para ... maiores de idade. Desceu do carro e pegou o telefone do estacionamento e tudo.
Bjs. Rosana

5:47 PM  
Blogger Unknown disse...

Ihhhhh nem adianta tentar a TAM porque o atendimento também não é lá essas coisas. A única vantagem é ter os "totens" para imprimir o bilhete, porque se precisar trocar qualquer coisa na passagem vai ter que ir direito no balcão ou na loja; e se não tiver na sua cidade literamente você tá fu#### porque não tem como fazer pela internet ou telefone.
Tô cansada dessas cias. a Gol tá cobrando quase 2mil só para ir de GRU para a Terra de Malboro! Um absurdo!
Bom final de ano!!!

7:17 PM  
Blogger Luciana disse...

nosso consolo é que esse tipo de 'presepada' não é previlégio de brazucas, né não amiga? juntas, já passamos por situação TIPO do outro lado do oceano, lembra?
Não justifica, nem resolve mas alivia, não?
não?
???
(rs)
bjus

8:59 AM  
Blogger Cláudia disse...

Olha, pessoal, até que depois deu tudo certo, vamos aguardar a volta e ver no que dá.
beijo

11:20 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa, que saco,hein??!!!
Vc errou a data pra vitória...30 de dezembro,não:?
bjinhos

Nana

11:49 AM  

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