Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, julho 25, 2011

Viagem e Turismo



Eu já contei aqui sobre Demétrio Ribeiro, o berço da civilização baioquense. Que tem duas ruas, Terezita Farina, que faz esquina com Guilherme Baroni, e acabou aí, uma pizzaria que só abre às sextas-feiras, a igreja de Santo Antônio no alto da ladeira, e mais no alto ainda, depois do milharal, o cemitério onde estão enterrados meus bisavós, avós e meu querido tio João, e para o qual vão os cortejos fúnebres, a pé, com os homens da família e os amigos mais próximos carregando o caixão pelas alças - e a disputa é para carregar, e não para não carregar, é uma forma de homenagear o ente querido.


O sitio onde nasceu minha mãe e seus irmãos até hoje pertence a eles e fica entre as localidades de Demétrio Ribeiro e João Neiva, num pedacinho de terra chamada Rio Clotário, mesmo nome do rio que passa pela porteira da roça, onde passei todas as férias da minha infância, julho e fim do ano. Como tínhamos 3 meses de férias no fim do ano, isso quer dizer que 1/4 da minha infância foi passada por ali, e com isso, mesmo tendo nascido na capitár e sido criada sempre em cidade grande, minha origem é da roça e minha família toda tem referências totalmente da roça.

Devo ressaltar que entre Demétrio Ribeiro e João Neiva deve dar uns 6km no máximo, é tudo bem pequeno, todo mundo se conhece, sabe quem é filho de quem, neto de quem, e você é conhecido pelo nome + posição familiar: eu sou Claudia, neta do finado Gregorio Baioco e da finada d. Mariquinha Baioco, filha da Duziana; meu tio é o Joaquim Baiôco, meu outro tio é o Abel Baioco e o mais curioso é que minha tia Neusa, que se casou com meu tio João, é a Neusa Cuzzuol, viuva do João Baioco, vai entender...

Essa história comprida toda é para comunicar a vocês que João Neiva e Demétrio Ribeiro, com o Rio Clotário incluído no meio, agora faz parte do circuito turístico do ES com seus casarões italianos preservados, sua aguardente - cachaça mesmo - típica do local, e os famosos capelleti de Demétrio. Os proprietários dos casarões incluídos no roteiro vão inclusive receber treinamento do Sebrae. Só em Demétrio há 18 deles, e é mesmo uma pena que a casa antiga da roça tivesse de ter sido demolida antes que caísse sobre a cabeça de alguém, senão seria um ponto turístico também. Já pensaram vocês indo passear em Demétrio e conhecendo a casa dos meus avós? Este circuito Demétrio Ribeiro-João Neiva vai ficar mais famoso que Roma-Florença, anotaí!

Se bem que, pensando bem aqui, há potencial turístico na roça dos Baioco sim!! Lá mora o Último Solteiro da Região, meu tio Joaquim. Vamos divulgar isso para o mundo, e logo haverá uma romaria de turistas indo conhecer tão raro espécime masculino.

Todas mulheres, claro.




a foto que ilustra este post é a antiga casa da roça, construída com tijolos feitos a mão pelo meu bisavô e pelo meu avô, onde nasceram meus tios e onde passei todas as férias da minha infância.

9 Comentários:

Anonymous Rosana disse...

Eu vou montar um trailer pra vender repelente e palitinho de cana.
Agora é que fico rica!
Bj.

8:21 AM  
Blogger Cláudia disse...

quer uma sócia?
beijo

7:18 PM  
Anonymous Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rosana é mara!!!

Mas ó, pelas informações aqui...essa idéia é de mamae....Eu li o post pra ela e ela disse que já tinha pensado nesse bem bolado, uma vez que ela lançou na sua ultima ida ao berço baioquense o repelente natural: com alcool, cravo da india e óleo perfumado!!! AFFFFFF

DE DEMÉTRIO PARA O MUNDOOOOO!!!!

QUE ORGULHOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Nana2

9:55 PM  
Blogger Cláudia disse...

Bom, né Nana? Assim, quando você se casar na igreja de Demétrio ao meio-dia de janeiro, os convidados não serão devorados pelos borrachudos... se bem que nesse horário, capaz deles serem fritos no sol quente.

9:58 PM  
Anonymous Anônimo disse...

kkkkkkkkk...
verdade!!!!
Mas vc sabia que a vontade é essa, né? Tanto botei pilha pra Dênia casar lá...rs

Mara!

Nana2

10:16 PM  
Blogger Cláudia disse...

Fica uma festa economica, 2/3 dos convidados não vão! rs

6:29 PM  
Anonymous Rosana disse...

Vamoos pocar de ganhar dinheiro com esse repelente! Aproveitamos pra vender um saquinho com miniaturas do ebó da cueca vermelha, calçola de elástico frouxo, faca, camisinha e sabonete ordinário, que é pra afastar os espríto.
Bj.

8:04 PM  
Anonymous Rosana disse...

ADOREI ver a casa.

8:05 PM  
Anonymous Rosana disse...

O óleo perfumado no repelente é pra ninguém beber achando que é cachaça de cravo, né?
Isso aqui está às traças.
Bj.

9:20 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial