Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, julho 22, 2013

O despertar de uma paixão

É possível amar alguém que você já conhecia antes? Apaixonar-se por um homem com quem você já tinha um relacionamento? Por alguém que você até desprezava?

As perguntas acima me foram feitas por uma amiga, e foram suscitadas pelo filme O despertar de uma paixão - ao qual assisto agora, pela enésima vez, enquanto escrevo. No filme, Kitty é uma mulher casada, fútil e inconsequente, que trai seu marido Walter, um médico nerd desprovido de glamour e requinte, com um homem bonito, sofisticado e casado. Ao descobrir o caso, Walter aceita um emprego na China, em uma aldeia devastada pelo cólera, e Kitty é obrigada a ir com ele, já que a história se passa em 1920 e o amante tinha-lhe dado um pé na bunda.

Ali, na China, ela descobre nele qualidades que seu modo de vida frívolo não lhe permitia enxergar: um homem inteligente, honrado, honesto, dedicado ao trabalho e que a ama, apesar da traição. E ele também percebe que sempre exigiu dela algo que ela nunca pretendera, nem desejara, nem poderia ser. Que ela não gostava de Ciência e História, que ela não era uma intelectual, que ela gostava mesmo era de ir ao teatro, a festas, dançar e jogar golfe.

Assim, isolados num país distante, sem distrações, um tem a chance de ver o outro como ele é, e se descobrem apaixonados. E se você achar que eu contei o final do filme, não contei não, mas era óbvio, pelo título que isso ia acontecer em algum momento da narrativa , não?

Então, para mim, sim, é possível amar alguém que já se conhecia antes, quando se olha esse alguém com outras lentes, não distorcidas. Quando se é possível ver as qualidades dessa pessoa e aceitar os seus defeitos, quando não se espera que essa pessoa seja algo que ela não poderá ser, quando se valoriza o que essa pessoa tem de melhor.

Não é exatamente uma coisa fácil, mas é o que te faz ser feliz de verdade com alguém.

2 Comentários:

Blogger Renatinha disse...

filme lindo... tb acredito nisso... As vezes me apaixono de novo e encontro novas ações e novas atitudes no Re que me fazem ama-lo mais e de novo... eu acredito!
saudades de vc e daqui..
beijos Re

9:20 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Linda história!
Mas, perdoar uma traição e continuar amando de verdade...são 'virtudes" pra poucos...Nao sei se eu teria essa capacidade. >:(

Nana2

9:34 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial