Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

domingo, agosto 06, 2006

Domingo no parque

Algumas coisas na vida são para provar que o ser humano é antes de tudo uma criatura otimista que acha que as coisas sempre podem ser melhores do que efetivamente o são. Bem, eu pelo menos sou assim, e é por este motivo que hoje, domingão ensolarado depois de vários dias de muito frio e chuva, achei que dava pra ir pro Parque do Ibirapuera às 9h00 da manhã e andar tranqüilamente de bicicleta durante uma horinha apenas.

Digo isso porque estou mais que careca de saber que em domingos ensolarados o melhor horário pra ir andar de bicicleta no Ibirapuera é antes das oito. Antes das 7h30 melhor ainda. Depois disso, o parque fica entupido de gente e andar de bicicleta torna-se uma das atividades mais estressantes do planeta, algo como pediatra de UTI neonatal: você tem de administrar a criançada o tempo todo.

O problema poderia ser minimizado se os pais de crianças pequenas não sofressem de supressão de simancol, fenômeno este que só começa a melhorar quando seu filho entra na adolescência e você volta a se dar conta de que ele é sim insuportável algumas vezes.

Pais de crianças pequenas são uma raça terrível. Posso falar com conhecimento de causa porque já pertenci à categoria e não tenho a pretensão ou ingenuidade de achar que eu era diferente e com uma carga de bom senso que, repito, não acontece nessa fase da vida adulta. E quando se trata de falta de noção, nos casos citados abaixo os pais são piores do que as mães, porque mãe sempre vê perigo em tudo e com isso acaba livrando os filhos de situações que são potencialmente perigosas mesmo.

E porque seus filhos de 4 anos têm tamanho de 8 e capacidade intelectual de 12, eles podem e devem andar na ciclovia dos adultos. Isso, naquela em que em tese é proibida a circulação de menores de 10 anos. No único espaço em que os adultos podem andar de bicicleta num dia de parque lotado.

A ciclovia dos adultos também é o melhor local para ensinar a filhotinha de 3 a pedalar a bicicleta de rodinhas. E como você não pode deixar o seu filhinho de um ano e meio, no velotrol, em outro lugar, você o leva consigo para a ciclovia dos adultos. E como você é um paizão e não faz distinção entre as crianças, você se coloca no meio dos dois, um pimpolho de cada lado, pois desta forma você pode ocupar toda a extensão lateral da ciclovia e não permitir que alguém andando de bicicleta nem mesmo te ultrapasse por pura falta de espaço.

Você também pode ser um paizão que se orgulha do fato de seu filho achar que não é mais uma criancinha pra andar na ciclovia dos adultos, mesmo que ele tenha seis anos de idade. Também pode achar o máximo seu filho de 8 tentando se equilibrar numa bicicleta de adulto, e com isso ziguezaguear pela ciclovia sem se importar com quem vem atrás ou na direção contrária. Porque seu garotão é esforçado!

Ah, também pode andar a pé com sua filhinha de dois, ou puxar com uma cordinha o fusca de plastico do seu bebê de 1 ano, com ele dentro. Tudo isso na ciclovia dos adultos, senão perde a graça e sabemos o quanto os homens gostam de viver perigosamente.

Hoje mesmo vi um pobre ciclista animado como eu ser catapultado de sua bicicleta e aterrissar na grama ao lado para não atropelar um garotinho de aproximadamente 6 anos de idade. O menino andava com sua bicicletinha - onde? na ciclovia dos adultos, claro! Afinal, ele tem inteligência de 11 anos! - com o pai acompanhando na calçada.

Até que, sabe-se lá o que o pai disse pro moleque, o garoto emputeceu-se, parou, largou a bicicleta onde estava e pôs-se a fazer uma malcriação monstro no meio da ciclovia, bem na hora em que o pobre ciclista do começo desta história ia passar ao lado dele. Para não machucar o garoto, tomou um tombo fenomenal e ralou todo o cotovelo e o braço até o pulso. Eu vinha logo atrás e parei pra ajudar (uma vez que eu não podia esbofetear o pai da criança, fui ver se o ciclista acidentado precisava de algo). O pai do menino ficou com aquela cara de sem graça, deu um sorrisinho e disse "criança é imprévisível mesmo".

Não me contive e respondi, com o mesmo sorrisinho: por isso é que é perigoso elas andarem na ciclovia DOS ADULTOS.

E neste momento em que escrevo a historinha neste blog, imagino o pai do menino contando a mesma história em casa, e mencionando a chata que nada tinha a ver com o ocorrido, querendo proibir o seu futuro campeão do Tour de France de andar na ciclovia dos adultos. Ora, onde já se viu????

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Andar no ibira em fds é uma atividade mais intelectual que física pq requer muita, mas muita paciência...
Boa sorte da próxima vez, Cláu.

5:54 PM  
Blogger Cláudia disse...

Nem fale, por isso que agora só vou se for amanhecendo, porque fora isso, não dá mesmo! nem pra andar a pé.
beijo

10:32 AM  
Blogger Ana Téjo disse...

Ai! Fiquei com raiva! Vamos lá juntas no fim de semana que vem dar uma surra nesse povaréu sem noção? Vamos, vamos? Estou mesmo precisando descarregar um pouco de adrenalina acumulada.

3:38 PM  
Blogger Cláudia disse...

Ju
vc lavaria a lama, com certeza. O que mais tem na ciclovia é gente sem noção.
beijo

5:24 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial