Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

domingo, abril 01, 2007

O último Field Day

Ontem foi o último Field Day da vida escolar da minha filhota. Último desfile de abertura, última camiseta customizada, último chegar na escola às 7h30 da manhã de um sábado.

Porque é o último ano escolar da vida dela (assim esperamos, né? que não bombe...).

Tudo igual aos anos anteriores, exceto por uma coisinha: como a escola homenageia os alunos do terceiro ano bem no dia do Field Day, eles têm participação especial no desfile. São chamados ao centro do ginásio, dão volta olímpica, fazem farra e cantam o hino do colégio ali. São ovacionados pelos demais alunos da escola, pelos pais, professores, direção, funcionários.

E eu chorei de emoção de ver minha Estrelinha ali, claro.

Para quem chegou agora neste blog, o Field Day é o dia da abertura dos jogos internos do Colégio Pio XII. São jogos em que as turmas jogam entre si, o colégio inteiro dividido em 4 grandes cores, e cada time pontua para sua cor. No fim do ano, a cor que mais acumulou pontos é a vencedora.
É uma curtição desde o começo, porque cada classe faz a própria camiseta. Ano passado, a IC fez camisetas para 30 classes, lindas, diferentes. Este ano estávamos com a produção toda comprometida com outros clientes, então fizemos apenas 6. Modéstia à parte, foi o Field Day da camiseta xoxa, tudo simplinha, sem detalhes, cores xoxas...

Apesar de ser uma competição, a idéia do Field Day é integrar os alunos. É fazer com que eles joguem pelo simples prazer do esporte. Todos têm de participar, e todos jogam, não somente os melhores. O clima é de festa, os pais vão torcer, a meninada joga animada, ninguém se incomoda com os erros do time, ou com alguma pisada de bola do juiz. A intenção não é ganhar, trucidar o adversário, mas sim desenvolver nas crianças o espírito de solidariedade e união que o esporte não-competitivo traz.

Claro que tudo isso vira papo-furado quando é sua filha que está lá na quadra, na partida final de vôlei, jogando contra o 3o. A, no qual joga uma menina que era da classe dela, mas que se bandeou para o outro time, recebendo o singelo apelido de Camila Traíra.
Quando é assim, que espírito de integração que nada! Eu e o pai da Isabela nos descabelamos na arquibancada, ficamos revoltados com a professora que comeu bola no placar, deixando de marcar um ponto para o time delas - com direito à minha ida até a nêga pra dizer que ela tava comendo bola, porque mãe que não paga mico pra defender os filhos, não é mãe -, xingamos a juíza de linha cegueta que deu dentro uma bola que passou a pelo menos 2km fora da linha.

VAAAAIII, TERCEIRO BÊÊÊÊ!!!

PÔ, MAS ESSA MENINA É RUIM DEMAIS, QUEM É QUE COLOCOU ELA NA QUADRA?

AH, OLHA A CERA DA OUTRA, FINGINDO QUE TÁ MACHUCADA!!

AH, PODE ROUBAR MAS ELAS VÃO GANHAR MESMO ASSIM!!! JUÍZA SAFADA, CEGUETA!!!

BELA, VAI NA BOLA, DÁ O SANGUE!!! JOGA EM CIMA DAQUELA TONTA LÁ DO FUNDO!!

BÊ-BELA!!! BÊ-BELA!!! BÊ-BELA!!!

e o mais infame:

CAMIIILAAAAA TRAÍÍÍÍÍRAAAAAAAAA!!!

Ganharam. As 3 partidas. Ganharam a partida final, com último ponto de Ogulhodimamã.

CAMPEÃS!!! Para mim, foi como se estivéssemos no Pan 2007. Duvido que lá vá ter jogadora de vôlei melhor do que a minha Estrelinha, e duvido que na arquibancada haverá pais mais engajados do que nós!!

13 Comentários:

Blogger Lala disse...

Ai que delicia! Me lembrei dos meus tempos de basquete. Jogo em São Bernardo as oito da manhã no sabado? Meu pai tava lá. Jogo em Ourinhos? Pai, mãe e as duas irmãs.
Lembo de um treino, daqueles aos sábados, pesado pra caramba, com medicine ball e tudo mais. Eu destruída, já estava no terceiro coletivo, parei pra beber água, e vem minha irmã, entao com 10 anos, encostar no bebedor: "você joga tão bem...". Voltei pra quadra refeita. E jogando melhor ainda!

11:29 AM  
Anonymous Anônimo disse...

E tudo movido a bolo com confeito Mil Cores!!!!!
Bjs. Rosana.

11:41 AM  
Blogger Cláudia disse...

Lala
era uma delícia para você, e posso te dizer de verdade que era uma delícia para os seus pais, mesmo tendo de ir pra São Bernardo às 8 da manhã.

Rosana
Mil cores vai se tornar uma potência doceira aqui no Morumbi pelo menos.

beijos

4:18 PM  
Blogger Tati disse...

ai, que saudades!!!! lembro de uma camiseta nossa, da 8 série! Meu pai que consegui o patrocínio, era de uma fábrica de toldos, a Roll On. Ficamos conhecidos como a classe do "Rolão!"
Hilário, mas tínhamos uma equipe de handboll imbatível....
Muita saudades....
"Nosso colégio, é exemplar, continuação do nosso lar....."
Beijos

1:39 PM  
Anonymous Anônimo disse...

temos um guia em cada irmã, luz que ilumina o amanhã..

4:26 PM  
Blogger Andorinha... disse...

Cláu, gostei do seu olhar romântico ao dizer que as disputas inter-classes são pra incentivar as crianças a se unirem; o que vale é competir, blablablá.

Será!? Só me lembro que nas minhas épocas de Oliarqui e Copa Dan'Up, era um xingando o colégio do outro, que só vendo. E eu, que adorava jogar com torcida 'contra', jogava melhor ainda handebol. Que delícia...

Bjs.

PS: Bela, parabéns!

5:10 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

Ahhh, que emoção.
Quer dizer que mesmo quando eles estão no terceiro colegial, praticamente homens e mulheres feitos, a gente continua chorando, é? Afff! Ainda tenho muito o que chorar.

5:38 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Viva a estrelinha!!!! bjs

5:39 PM  
Blogger Cláudia disse...

Andorinha, o field day é uma disputa só interna, eles não jogam com outros colégios.
Jogam com outros colégios nos jogos da Primavera. A Bela já participou um ano desses, jogando vôlei, e os pais praticamente levavam um alicate de arrancar unha, just in case...

Ana, de onde vc tirou que um dia os filhos viram homens e mulheres feitos? Não sei disso não, a minha continua com 4 anos já tem um tempo.

Re, obrigada, ela merece mesmo

6:24 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Nossa!!lEMBREI DOS MEUS JOGOS!!!
Alem dos jogos internos que sepreeeee participei, tinha os jogos externos...
Os internos, inter-americanos (nome do meu colegio era Americano Batista, com 5 unidades espalhadas no ES.)eu sempre estava la...Jogava futsal.
E os externos, eu tbm jogando futsal, era com outros colegios do bairro...
Era pura emoção mesmo...de ganhar passeio no fim do ano e tudo!!!

Mas o que me deixou mais assim...foi a parte dos pais na arquibancada!!!Nunca tive isso!!!!
Minha mãe coitada...nunca conheceu o dom que a filha tinha no futsal da escola.Sempre trabalhando dia e noite....alias, conheceu o depois...as medalhas e os hematomas...que muitas vezes de madrugada ela cuidou!!!

Mas....que eu curti, eu curti muito!!!

beijos para as vencedoras aí...

Nana

8:31 PM  
Blogger Cláudia disse...

Olha, Nana, mas do jeito dela ela torcia viu? E muito, todo o tempo, para sempre!
beijo

11:51 PM  
Blogger mc disse...

Lembrei muito dos meu jogos! CLQuíadas.... mas não era só esporte, tinha competição de arte, teatro, música... SAUDADES!

E parabéns pela campeã!

1:51 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Com certeza...Hj ela fica pra morrer com a minha preguiça para esporte...Hj não tenho mais folego assim...mal mal malho!!!rs

beijos

7:47 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial