Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, junho 22, 2009

Eu, Robô

Lá na confecção estamos todos num frisson só. Tudo porque finalmente conseguimos uma linha de crédito do BNDES para trocar as máquinas, depois de muita labuta, anos de trabalho suado e de provar que somos limpinhas e boa gente e de família quase boa.

Minha sócia catou uma das costureiras e foi para o Bom Retiro com ela procurar as máquinas. A princípio, precisávamos de apenas uma, mas no fim, ela comprou 5 máquinas novas, sendo que 3 das antigas irão sair da produção, e agora começa o dilema, porque na quinta-feira as máquinas chegam e não sabemos onde iremos colocar todas elas.

As máquinas precisam obrigatoriamente ficar todas num mesmo espaço, porque uma peça passa por várias máquinas para ficar pronta. Imagine uma calça de moleton que tenha um bolso na perna, fechado por uma lapela - o chamado bolso-cargo. Ele passa por uma máquina para fechar o meio das pernas e colocar elástico, por outra para colocar o bolso na perna, volta para a primeira para que as pernas sejam fechadas e depois vai para uma terceira máquina para fazer a bainha. E este é um dos produtos mais simples que fazemos por lá.

Com as máquinas novas, esperamos que haja melhor qualidade de produção e também maior eficiência, porque eu só não terceirizei integralmente a produção por falta de profissionais compromissados em quantidade suficiente para atender nossa demanda. O custo de se manter funcionários como manda o figurino e além - plano de saúde privado, por exemplo - é altíssimo e a concorrência com quem não segue a mesma linha de trabalho é desleal. O governo não faz nada, é claro, mas atrase você um imposto que logo aparecerá um fiscal para penhorar uma das suas máquinas, não importando que você pague tudo em dia: FGTS, INSS, ICMS, ISS, PQP, FDP...

Como não adianta reclamar, nem fazer biquinho, nem choramingar no ombro de quem quer que seja, ficamos rebolando para arrumar alternativas que nos permitam sobreviver no mercado sem abrir mão dos nossos princípios de qualidade e de respeito aos funcionários.

Parece propaganda em causa própria, mas recentemente uma parente de um funcionário começou a trabalhar em uma empresa conceituada, de enxovais para classe alta. A empresa não paga hora-extra se o horário excede, muito menos se trabalhar aos sábados, coisa que acontece sábado sim, sábado não. Além disso, mesmo o pessoal da área administrativa trabalha em regime de escala, ou seja, hoje vc trabalha pela manhã, amanhã é de tarde, e não faz mais nada na vida né?

Ou seja, quinta é dia de rebuliço na confecção. Depois eu conto no que deu, porque eu já estou prevendo que as costureiras vão chegar lá todas de escova nos cabelos, batom vermelho, salto alto... Uma festa! EBA!

10 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

PARABÉNS, I e C!!!!
Já contou pra papai e mamãe? Eles vão ficar que não se cabem em si de orgulhosos e contentes. Como eu estou!
Bjs Rosana.

8:23 AM  
Blogger Yara disse...

Parabéns, vocês merecem muito mais! E se a qualidade dos produtos IC já era maravilhosa, agora então vai ficar maravilhosa à milésima potência :o)

9:55 AM  
Blogger Renatinha disse...

Parabéns Clau... Tenho certeza que virá um futuro maravilhoso para você!!!
beijos
Re

11:29 AM  
Blogger Luciana disse...

Que delicia!!! RITMOOOOOOOOOOOOOO 'E RITMO DE FESTAAAAAAAA!
PARAB'ENS PRA VOCS!! Voces merecem muuuuuuuuito, amiga!
Bjs com orgulho de toda a `renca`!
;c)

11:40 AM  
Blogger Cláudia disse...

Não, rosana, ainda nao contei, vou contar hoje, até porque as máquinas, parte delas, chegaram hoje!
Mas to numa gripe, nao deu nem pra curtir, tive de vir embora pra casa.

meninas, obrigada!

beijo

2:16 PM  
Blogger Unknown disse...

Que chique, heim! Nada como um negócio que anda para frente! PARABÉNS! :D

9:13 PM  
Blogger Dedinhos Nervosos disse...

Parabéns!!! Espero que seja um sucesso!!! :o)

4:01 PM  
Anonymous Neca disse...

Parabéns! Passou no crivo no BNDES com certeza é gente séria.rsrsrsri...Bjocas e sucesso!Qualquer dia desses vou fazer um benchmark nessa empresa.

10:15 PM  
Blogger Cláudia disse...

Virginia, Anna e Neca, obrigada a vocês também.
Neca, estamos tentando há tempos e finalmente conseguimos, só assim pra trocar as máquinas, porque por financiamento bancário é impossível!

beijo

12:34 AM  
Anonymous vivi disse...

Parabéns, Clauuuu!!!
Haja competência, anh?!!
Beijao

2:13 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial