Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

segunda-feira, novembro 09, 2009

A nova vizinha - atualização

A nossa nova vizinha, a passarinha que estava fazendo ninho na árvore aqui em frente à janela, já está chocando seus ovinhos.

Fica ali o dia todo, tadinha, sem ninguém pra bater um papo, nem pra ajudá-la a chocar os ovinhos.

Sei que foi a natureza que fez assim, e que portanto deve ser algo beirando a perfeição, mas morro de peninha quando chega à noite e chove tanto quanto ontem, a bichinha ali, exposta ao tempo.

Não fosse o fato de que ela abandonaria o ninho, ia dar um jeito de fazer uma cobertura pra protegê-la das intempéries.

Quanto tempo leva para nascer uma ninhadinha de sabiás?

3 Comentários:

Blogger Marcia disse...

Oi Clau querida, vou escrever um comentário meio longo, sorry. Eu não sei exatamente do sabiá brasileiro, mas os ovos dessa espécie geralmente demoram 2 semanas para começar a rachar. Como o sabiá bota ovos em dias diferentes, alguns vão demorar mais que os outros. Quando eles nascerem, começa a corrida da mãe para alimentá-los com minhocas, insetos e invertebrados. Se você puder e se houver lugar disponível, você pode ajudar a mãe oferecendo água fresca, uva passas, semente de girassol, frutas (maça, morango) picadinhas. Mesmo que os filhotes não comam esses alimentos, a mãe deles pode se alimentar e ganhar energia para poder caçar. Mas antes de oferecer qualquer coisa é bom verificar se não há gatos na área que podem atacá-la no comedouro, se houver é melhor não correr o risco. Depois de uns 15 dias do nascimento, os filhotes vão começar a deixar o ninho. E por alguns dias eles devem ficar no chão, escondidos em algum lugar coberto, sem voar. É normal, muita gente acha que eles caíram do ninho e resgatam, mas é melhor deixá-los onde estão porque os pais deles virão alimentá-lo (a não ser que eles estejam no meio da rua). Se eles forem resgatados é bom usar luvas porque os pais percebem o cheiro nas penas e abandonam o filhote. É isso, no mais, divirta-se observando o desenvolvimento dos Sabiazinhos, é um grande privilégio ter uma família assim tão perto da sua janela. Você tem binóculos? Boa sorte para eles e nos mantenha informados se puder, sim? Beijocas.

8:36 AM  
Blogger UrbAnna disse...

Clau,
Na garagem do meu prédio teve uma sabiá bem espertona que fez um ninho em cima de uma tubulação de esgoto que passa bem próxima ao teto.
Ali ela estava totalmente protegida da chuva e intempéries, porém, tinha o estress da claridade 24h por dia, uma vez que a luz da garagem fica acesa a noite toda.
Ela chocou seus ovinhos e nasceram os filhotes, imagino que eles tenham sobrevivido pois ninguém mexeu no ninho (eu espero!) e eles não estão mais lá.
Beijo
urbAnna

8:56 AM  
Blogger Cláudia disse...

Marcinha, obrigada pelas informações!
Então, a Sabiazinha fez o ninho na arvore que fica dentro do nosso jardim. Então, se os bichinhos caírem, cairão no nosso fofo gramado e ali não vai ninguém, a não ser o jardineiro de vez em quando mas vamos ficar de olho pra ele nem chegar perto.
Quanto aos gatos, dentro da hipica aqui em frente tem varios, mas como lá dentro tem comida em abundancia, nunca vi nenhum aqui, então acho que ela não corre esse risco.
A árvore é tão perto que nem precisa de binoculos pra vê-la ali quietinha.
Dá pra colocar comidinha pra ela aqui no parapeito da janela, fica pertinho do ninho, ela pode comer e nem se afastar muito dos filhotes.
Depois atualizo sobre os filhotes!
beijinhos

Anna, um beija-flor fez ninho em um vaso de plantas embaixo do predio da minha mãe, em Brasilia. O síndico inclusive isolou o vaso com estacas e faixas pra ninguém se aproximar.
E um joão-de-barro, tb em frente à janela da minha mãe, fez seu ninho em cima de um poste de luz. Uma graça observar o bichinho rebocando a casinha dele.
beijo

1:26 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial