Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, abril 21, 2010

50 anos

Esqueça, por um instante, tudo aquilo que você escuta no noticiário sobre a política nacional.
Esqueça que o nome da cidade é usado como sinônimo de corrupção, falcatrua, impunidade e falta de ética.

E pense em uma cidade que surgiu do nada há apenas 50 anos, de linhas modernas, cuja arquitetura ainda hoje encanta pessoas de toda parte.
Numa cidade em que os motoristas param na faixa de pedestres, não buzinam uns pros outros e respeitam rigorosamente a preferência da rotatória, que lá se chama balão. Que preserva com convicção o projeto original da cidade dentro da floresta e se orgulha de ser um patrimônio histórico e arquitetônico mundial, com apenas 50 anos de idade.

Onde um dia foi implantado um programa de incentivo à educação - o bolsa-escola - que funcionou de maneira exemplar como em nenhuma outra capital brasileira, até que o capricho político de alguém foi maior que o desejo do anterior de ver erradicada a miséria por meio da formação intelectual.

Pense numa cidade na qual o horizonte existe, onde o céu de nuvens sem igual encontra a terra, onde o sol brilha no céu azul e se reflete no lago, que de tão lindo a gente até se esquece de que ele não é um lago natural.

Onde a vista se perde em espaços amplos, onde ainda se vêem crianças brincando debaixo dos blocos - prédios, para quem não mora lá - em áreas residenciais nas quais não há muros ou cercas. Cujo ar, apesar de seco, é um dos mais puros do mundo.

Se você conseguiu pensar nisso tudo, você conseguiu pensar na verdadeira Brasilia, na cidade que cresce, pulsa, vibra e acolhe. Que tem um cupido todo especial que faz com que as pessoas que lá vão morar se apaixonem por ela.

E daqui a algumas poucas horas, eu sei que vou de novo me emocionar no momento a'lá Brasília* do voo, no qual, dependendo do dia, chego até a chorar de emoção por estar chegando na cidade que considero como minha e onde está o meu conceito mais amplo e querido de casa.

Feliz aniversário, minha Brasília querida e tão injustiçada! Quem te conhece pra valer sabe que você é muito mais do que o resto do país imagina. Você merece todas as homenagens na data de hoje.

Me espera pra cortar o bolo que eu já tô chegando!!!!


* momento a'lá Brasília do voo é aquele no qual o avião se aproxima para pousar e tem-se a primeira visão da cidade. Para mim é inevitável que eu me vire para quem está indo comigo e diga a'lá Brasília! (tradução: olha lá Brasília!)

1 Comentários:

Blogger MH disse...

Parabéns pra Brasília e para tantas pessoas que adoram a cidade... Aproveite!!
beijo

10:50 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial