Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Uma dúzia de Ana

Minha mãe, como eu já disse no post anterior, é a primeira filha de seis irmãos. Todo primeiro filho recebe o nome que os pais mais gostam, claro, porque sabe-se lá se terão a chance de colocar numa segunda oportunidade. Deve ser por isso que tem tanta Bruna Cristina Renata Patrícia Polyana por aí, os pais devem ter optado por um filho só e resolveram colocar todos os nomes de que gostavam de uma só vez.

Bem, e por ser a primeira, minha mãe recebeu o nome que meu avô Gregorio adorava: Duziana.

Duziana (originalmente Druziana, mas meu avô resolveu simplificar e tirou o r) era a heroína de um romance que ele havia lido. Gostou tanto do nome que batizou a primeira filha com ele: Duziana Therêza.

Duziana, que meu avô escolheu; Therêza, escolhido pela minha avó, para o caso dela não gostar do Duziana (já deu pra notar que a minha avó adorou a escolha, né?, pensou até num plano B!).

Duziana Therêza, que ao se casar, tirou o Therêza e ficou só com o Duziana.

Claro que todo mundo pede pra ela repetir o nome quando ela fala da primeira vez. Depois se acostuma fácil, porque não é um trava língua.

Meu pai achou uma explicação simples e prática, como toda explicação masculina costuma ser. Quando o interlocutor começa com Luziana? Dulciana? Luciana?, ele logo manda:

- Uma dúzia de Ana.
- Ah, tá! Duziana!

Pronto! Eu tenho a impressão de que ela não gosta muito do uma dúzia de Ana, mas na verdade acho que meu avô escolheu um nome bem adequado para a filha: a minha mãe realmente vale por 12!!!

Beijo, mãe!!!

10 Comentários:

Blogger Cláudia disse...

Nana, meu nome ia ser Jacqueline, provavelmente por causa da Kennedy Onassis.
Para minha sorte, a tia Marta, amiga da minha mãe, cunhada da madrinha Maria Helena, disse que eu tinha cara de Cláudia, me salvando deste nome suburbano.

9:04 PM  
Blogger MH disse...

Você teve bastante sorte... Adorei a historinha, nome diferente quase sempre tem uma boa história. A "tradução" do seu pai é esclarecedora!
beijo

10:13 AM  
Blogger Lala disse...

Ai que arremate MAIS FOFO pra esse texto!!
Eu também acho que sua mãe vale por 12. Gosto um monte dela, isso não é novidade...

Beijos

Lala, a que ia chamar Priscila.

12:46 PM  
Blogger Cláudia disse...

Ai, não, Lala, Priscila não!!!!

1:25 PM  
Blogger Isa disse...

Clau,

meu nome tb não é muito comum, apesar de eu ter encontrado uma meia dúzia de pessoas que se chamam como eu, mas honestamente é muito chato ficar explicando o nome ao invés de apenas se identificar e pronto...Me chamo Isangela e ninguém NUNCA entende... então, já aceitei atender pelas mais diversas associações, Elisangela, Lisangela, Rosangela, Ilisangela e assim vai...

bjos

4:44 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

Clau,
Adorei a história e o nome. Coisinha criativa esse seu avô, hein? Minha avó paterna tinha um bom gosto i-na-cre-di-tá-vel para nomes compostos. Mas isso é outra história...
Beijos,
JU...

6:17 PM  
Blogger Cláudia disse...

Ju
ninguém bate a minha tia Ida em termos de nomes compostos maravilhosos, ninguém, acredite!

11:33 PM  
Blogger Cláudia disse...

Isa, eu achava que você era Isabela, como minha filha, tinha certeza, aliás.
Imagino que seja chato mesmo, porque isso acontece com o meu sobrenome e ele nem é rebuscado.

9:39 AM  
Blogger Isa disse...

Engraçado como a gente idealiza as pessoas que conhecemos aqui...tanto seus nomes, quanto seus rostos...Demorei um pouco para descobrir que o nome do Zagaia é Juliano, até então, imaginava se era Zagaia mesmo...
Quanto ao nome da sua filha, é lindo, acho bonito tb quando a chama de Bella, só que no meu caso Isa já virou marca registrada, pois se me chamassem de Angela, seria confundida com a minha mãe...

6:13 PM  
Anonymous Anônimo disse...

E eu, que ia(m) me chamar Júlio César???Eu hein.
Detalhe: quando Cláudia nasceu, papai, respondendo à pergunta "menino ou menina" tascou: "outro filhote de gato".
Bjs. Rosana.

8:08 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial