Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

terça-feira, março 07, 2006

Casamento anos 80 - o enxoval

Toda noiva que se preza tem um enxoval. Ou ao menos tinha nos anos 80. Bastava você anunciar que ia se casar que logo começava a compração de toalhas de banho e de rosto, lençóis, colchas, panos de prato etc. Muito, bastante, porque a coisa era pra durar pro resto da sua vida.

Toda noiva que faz aniversário ganha alguma coisa para o enxoval. De repente a parentada passa a achar que seu gosto resume-se a peças para o lar (e quando engravida-se, ganha-se coisas para o bebê). Atualmente, com sorte, ganha até umas lingeries bacanas, mas nos anos 80 não, até porque lingerie bacana não é algo pertencente a uma época em que produtos importados eram raridade por aqui, e a indústria nacional era sofrível tanto em qualidade quanto em gosto.

No meu enxoval tinha um jogo de lençol de cetim, uma vez que todo filme americano mostrava uma casa chique com uma mulher chique dormindo em lençóis de cetim. O meu era rosa, tom de ploc morango, como bem descreveu a minha irmã. Dormir naquilo se revelou uma tortura, você passa a noite toda se segurando para não deslizar cama afora. Sem contar o que é quente no verão e gelado no inverno. Péssimo, usei, lavei, muquifei no armário e fiquei com os de algodão mesmo.

Entre outras coisas, eu também tinha colchas com almofadas de coração. Aliás, a minha colcha preferida era uma rosa clarinho, com uns corações aplicados com renda em volta, e dentro do coração havia um casalzinho assim, de bonequinhos desenhados. Seria uma colcha perfeita para o quarto de uma menina de 10 anos dos anos 80 (se fosse hoje, pra uma de 5 anos), mas era uma colcha de casal, veja você... Tive também uma colcha de matelassê de cetim branco, chiiiiiqueeeeee, também com almofadinhas de coração, para ser usada em ocasiões especiais, como o Natal.

Mas o ponto alto de qualquer enxoval de noiva dos anos 80 era a toalha de banquete. Uma toalha chique, quase sempre bordada, com guardanapos de pano, para 12 pessoas.

Agora me diga: quem, pelamordedeus, na vida, precisa de uma toalha de banquete quando se casa? Para 12 pessoas, ainda por cima, quando na verdade o máximo que o apartamento onde você vai morar permite é uma mesinha de 4, com sorte, de 6 lugares??? Para quem você vai dar um banquete, se a sua cozinha mal cabe uma pessoa, e de pé ainda por cima, porque se colocar um banquinho pra sentar, entope a passagem e não dá pra abrir a porta da geladeira. E que recém-casados têm panelões grandes o suficiente para cozinhar um jantar para 12???

Nem tudo era uma desgraceira, porém. Meu noivo sonhava em conhecer Nova York. Comprei então um jogo de lençol com a silhueta de Manhattan, só por causa dele, para dormirmos juntos com a cabeça no Empire State. Nas nuvens.

Era azul; azul de uma época em que os sonhos eram ingênuos e a vida era boa o tempo todo.

4 Comentários:

Blogger Lala disse...

AAAAI Minha avó fez isso!
ENXOVAL para cada uma das netas.Jogos e mais jogos de lençóis de cetim que, não bastasse serem escorregadios como o diabo, não cabem em NENHUMA cama; toalhas bordadas com guardanapos idem para mesas de 20 lugares; saias e mais saias para bujão de gás; pegador de panela; vestidinho de liquidifcador.

A vida antigamente tinha outras dimensões!
Beijo!

12:04 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

Clau,
Minha mãe, quando casou, disse que fez um enxoval modesto porque os tempos eram bicudos: só 24 jogos de lençol de "diária", 12 jogos de lençol "para ocasiões especiais" e TRINTA camisolas.
Nem preciso dizer que restam peças até hoje, né?
Quando fiz o meu, com quatro jogos de lençol e olhe lá, ela quase chorou de pena!
Mas esse seu conjunto, hein? Menina!...
Será que a gente pode organizar uma excursão guiada aí para a sua casa, pra visitar as peças? Prometo não cair na risada! Adorei!
JU...

12:22 PM  
Blogger MH disse...

Lençol de cetim... hahahahahaha

O enxoval da minha mãe foi gigante, até hoje têm lençol, colcha... mas era tudo de algodão (muuuuuitos fios, gostosos demais!)

e a foto da grinalda, sai?

4:11 PM  
Blogger Cláudia disse...

Não tenho mais nada, Ju, dei tudo quando passou a insanidade.

Sobre a foto da grinalda, scanearei tão logo possa.

Lala, saia de bujão de gás e vestidinho de liquidificador eu não tive não!!!

4:21 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial