Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quinta-feira, abril 27, 2006

Le Roi Babar


Duas notícias lidas hoje, ambas no uol, me fizeram lembrar de duas histórias, ambas passadas em Portugal, quando morei lá entre 1993/94.

A primeira é sobre um personagem de histórias infantis, famosíssimo na França, o Elefante Babar, que completa 75 anos (a outra vai em outro post, pra não ficar comprido demais).

Recém-chegados a Portugal, com uma filha de quase três anos de idade, numa época em que mal se cogitava TV a cabo no Brasil e o mundo era bem menor do que era hoje, eis que vamos com a Isabela numa loja de brinquedos em Lisboa (a Toys'r'us, por sinal).

Ela logo escolhe o bicho de sua preferência: um elefante vestido com um terno verde, com uma coroinha na cabeça. Observação do pai dela: com tanto bichinho bacana ela foi logo escolher esse elefante sem graça que eu nem sei quem é.

Bem, logo descobrimos que o elefante sem graça era o Babar, ídolo da garotada francesa, de que Isabela logo ficou fã. Compramos a fita com o desenho do Babar e como em Portugal os desenhos são LEGENDADOS (exceção feita aos da Disney, que vêm dublados em brasileiro), a fita era falada em francês com legendas que uma criança de 3 anos não tinha como ler.

Sem problemas para a Isabela: ela aprendeu a cantar as músicas do Babar em francês mesmo e sabia absolutamente tudo o que rolava no desenho, pelo contexto, de tanto assistir. Pelas imagens, ela sabia o que se desenrolava na tela. E acredito que se tivesse tido continuidade, hj ela falaria francês fluentemente.

Uma vez que além disso ela falava brasileiro em casa e português de Portugal na rua - pra ela, eram duas línguas diferentes - foi o que bastou para que eu mudasse de idéia quanto à alfabetização bilíngüe, contra a qual eu tinha preconceito. Ela na verdade respondia na língua a que se dirigiam a ela, mudando inclusive as expressões e não apenas o sotaque.

Com o tempo, desaprendeu a falar português quando voltamos para o Brasil, ficou falando só em brasileiro mesmo. E hoje já nem sabe mais cantar o hino do desfile de La Victoire de le roi Babar...

2 Comentários:

Blogger MH disse...

O Babar é lindooooo!!
E sua pimpolha, hein, poliglota aos 3 anos??
ótimo causo, adorei!

4:48 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

Que bonitinha!!!

6:02 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial