Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, outubro 18, 2006

Bolo de coco, chocolate ou mesclado ou do que a sua imaginação quiser

Ao contrário da Marcinha, que segue as receitas à risca, eu sou meio rebelde e vivo trocando ingredientes pra ver no que dá. Além de tudo, eu sou impaciente e ansiosa, não gosto daquelas receitas detalhistas, que levam um tempão. Sei que ficam maravilhosas, mas não são pra eu fazer, só pra comer.

Daí que surge o bolo de maçã que pode ser feito também com banana, ameixa ou cenoura. E o de chocolate que pode ser também mesclado ou de coco. Provavelmente dá pra fazer com outras coisas também, mas eu ainda não tentei. Cenoura ralada maybe?


Chocolate
4 ovos
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó - se vc gosta de bolo mais doce, pode ser nescau
2 colheres (sopa) de manteiga
Meia xícara de óleo
1 xícara de leite fervendo
1 colher (sobremesa) rasa de pó Royal

Misture tudo numa tigela, menos o leite e o fermento. Quando estiver tudo misturado, coloque o leite fervendo, e o pó Royal sobre o leite. Provavelmente vai fazer tchiiii!!! e espumar um pouco, mas se isso não acontecer, não se preocupe que o bolo cresce do mesmo jeito. Misture tudo até ficar homogêneo.

Leve ao forno médio previamente aquecido, em forma untada e enfarinhada e deixe meia-hora mais ou menos. Pronto!

Variação coco
Tire o chocolate e coloque o coco ralado na massa. Asse e se empaturre, como eu venho fazendo desde ontem.

Variação mesclado
Faça tudo como no de chocolate, só não coloque o chocolate em si. Coloque 2/3 da massa branca em uma forma untada e enfarinhada. Coloque chocolate no resto da massa que sobrou na tigela (põe de olho, vai, até ficar da cor de massa de bolo de chocolate - eu gosto bem escura), misture bem, e jogue espalhando sobre a massa branca, sem mexer, só deixando cair meio como se fosse um fio, sabe? Coloque pra assar.

Olha, esse bolo é tão, mas tão, mas tão anti-sola que quando a minha filha tinha um ano de idade e não podia ingerir leite de vaca e derivados, eu fazia o de chocolate com margarina no lugar da manteiga e ÁGUA no lugar do leite. Funcionava e até ficava bom!

Aproveita e faz um exercício pros bracinhos batendo tudo na mão, que também é uma moleza e não fica aquele fuiiiiiiiinnnnn da batedeira nos ouvidos.

Depois me conta! Boa sorte!

6 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Clau, obrigadíssima pela receita, já anotei, vamos ver se consigo fazer aqui. Eu faço variações também, só sigo msmo à risca receitas clássicas, tradicionais, pra saber como elas devem ser. Sinto que você ainda tem um montão de receitas boas para dividir conosco, Clau. Estarei atenta a cada vez que você tocar num assunto comestível. Beijos!

7:27 AM  
Blogger MH disse...

Não precisar de batedeira é melhor ainda, porque a gente não tem isso aqui em casa não... :-) Depois que eu fizer eu te conto! obrigada, bjs

9:54 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Este post me lembrou a Juu..., Cláudia.
Pq é um post muito delicioso...humm...
Tentarei um dia destes!
bj,

12:07 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Este post me lembrou a Juu..., Cláudia.
Pq é um post muito delicioso...humm...
Tentarei um dia destes!
bj,

12:08 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Lembra do dia que você foi fazer croissants? Dobra, abre, põe na geladeira, tira, dobra, abre de novo, acende, puxa, prende, passa, índio quer fazer fumaça...
Bjs. Rosana.

8:47 PM  
Blogger Cláudia disse...

Então, Rosana, primeiro e único dia da vida em que fiz croissants.
Carolinas também nunca mais, melhor comprar na padoca do hortifruti que são deliciosas e não dão metade do trabalho.
Credo, mas tu lembra de cada coisa, eu hein, que medo!...
beijo

11:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial