Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

quarta-feira, outubro 04, 2006

Gordinhas, de novo

Ontem o estilista Jean Paul Gautier apresentou em Paris sua coleção para a Primavera 2007 com um desfile no qual uma das modelos era gordinha.

Os comentários são de que ele foi ousado, desafiador, defensor da democracia da forma física etc.

Pra mim, tudo o que ele quis foi chamar a atenção da mídia para si e para o seu produto. E só.

Resolveram agora dizer que o mundo da moda está se democratizando, depois que a Semana da Moda de Milão proibiu modelos com IMC abaixo de 18 nos desfiles. Bobagem, porque modelos cotadas desfilaram normalmente, pois tiveram sua altura diminuída e seu peso levemente aumentado nas fichas (que deve ter um nome modelex, mas eu não sei qual é). Ou seja, não foi aquela coisa da nêga chegar, subir na balança e colocarem aquele metro em cima da cabeça, achatando a escova feita no salão, pra medir a altura, fazer as contas e mandar pra casa.

Claro que não! Ou uma top model que ganha 100 mil dólares só pra abrir os olhos de manhã ia se deslocar até lá se não tivesse garantido que ela ia desfilar? É ruim, hein?

Na minha opinião (bem, neste blog, tudo é na minha opinião, o que torna este começo de frase redundante, mas fica chique né? coisa de gente que pensa)

continuando... Na minha opinião, essa coisa de colocar uma modelo gordinha num desfile é a mesma coisa que colocar uma modelo negra no meio de 55 loiras de olhos azuis e cabelos lisos: só pra dizer que é moderno, sem preconceito e vanguardista.

A discriminação só vai terminar no dia em que as lojas de roupas para mulheres tiverem em sua grade até o tamanho 50 ou 52. No dia em que uma mulher 20kgs acima do peso puder entrar numa loja como a Zoomp e não ser olhada de lado ou mesmo desprezada pelas vendedoras. Que não precisar pagar uma fortuna por uma blusa porque no shopping só existe aquela loja com roupas do seu tamanho.

Se as lojas masculinas podem ter até o tamanho 52, porque as femininas não podem? Por que têm de ter roupas somente até o tamanho 42, sendo que este vai caber mesmo numa que veste 38? Segundo os estilistas, é para não desvalorizar a marca.

Ser gordo pode, mas ser gorda não pode não?

10 Comentários:

Blogger Lala disse...

Ai, será que comento?
Será que conto da minha inenarrável felicidade quando vou à América de Cima, e chafurdo em marcas como Tommy Hillfiger, Ann Taylor, GAP (sim, até a GAP)? Será que externo meu estado de nirvana entrando num provador CHEIA de cabides com coisas para experimentar? Será que digo que amo as vendedoras lindamente maquiadas que te apontam UM PISO INTEIRO na Macy's Herald Square TODINHO de roupas feitas pra você???
AATOMANUKU sim. Espero que as magras da forum se fodam todas. Pronto falei.
Beijos cheiiinhos de carboidratos!

10:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

A maneca era obesa, né?
Puro marketing, justamente por isso, colocar um oitenta no meio dos oitos é manjadíssimo.
Bjs. Rosana.

2:30 PM  
Blogger Cláudia disse...

Exato
queria ver fazer um desfile cheio de modelos usando roupas 42, 44...
Não ia dar né? As roupas não caberiam.

4:59 PM  
Blogger Unknown disse...

Parabéns pelo post, adorei!!!

10:37 AM  
Anonymous Anônimo disse...

ACABEI DE INALGURAR UMA LOJA NO SUL DE MINAS: LU BINENMODAS, ONDE MINHA PRIORIDADE É ATENDER BEM AS PESSOAS QUE USAM TAMANHOS ESPECIAIS, LÁ ELAS SÃO TRATADAS COMO RAINHAS, AO CONTRÁRIO DE MUITOS LOJISTAS, EU NÃO TENHO VERGONHA DE FALAR QUE MINHA LOJA TRABALHA ATÉ O MANEQUIM 60. VIVA AS GOSTOSAS!

2:23 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Gostei de ler estes comentários! Acho que nos as "fofinhas" temos nosso espaço sim! Somos gente como todo mundo. Acho hipócrita você as pessoas levarem em conta somente a estética, se esquecendo do conteúdo. Podemos sim, ser gostosas, interessantes, como qualquer muher. Sou casada, engordei depois dos meus 4 filhos. Sou da opinião que as confecções brasileiras em geral deveriam fazer como os Estados Unidos e começar a investir em roupas GG. Gordinhas unidas jamais serão vencidas.

Zuleica - Gov. Valadares

6:50 PM  
Anonymous Anônimo disse...

aqui em cianorte no aprana tmeos duaslojas so para moda maior fofinhs jovens e senhoras roupas muito lindas confira se chama graciosa e cheia de charme

1:56 PM  
Anonymous Anônimo disse...

concordo!!!
ja viu a modelo brasileira que ta fazendo maior sucesso nos EUA trabalhando como modelo gordinha??
www.fluvialacerda.com
precisamos eh ter mulheres como ela na capa das revistas aqui no Brasil!
eu escrevi pra marie claire e td qnt eh revista que achei pedindo pra ve-las nas paginas de revista.
to de saco cheio dessa ditaura imbecil.

10:57 AM  
Anonymous Anônimo disse...

sabe o que eh interessante: qdo as pessoas são gordas, são vistas como "especiais" para algumas lojas (como do tipo, olha temos roupas pra estranhas); mas quando se trata de jovens, modelos e anorexicas, há roupa normal. Em suma, numa loja aparecer vendendo nº tal de roupa, incluindo manequins humanamente ridículos (como 32,34 para uma adolescente) nao há o menor problema (socialmente aceita), agr, qdo se trata de uma loja com nº maior, o destaque é escrever: vendemos roupas até 60. Isso é sem duvida alguma uma violencia moral, preconceito e um perfeito descaso!!! pq pessoas mais "cheias" nao podem desfilar??? será que nao entra??? coloque mais roupa!!! ou será que a criatividade da grande maioria dos estilistas famosos entá, terminantemente, em colocar moda em varetas??? NINGUEM É IGUAL A NINGUEM, O QUE IMPORTA NÃO É QTO DE ROUPA A PESSOA PRECISA, MAS QTO CAPAZ ELA É (para isso nao há tamanho, mas sim amor ao proximo, carinho, profissionalização...)! Sabe, tem hora que uma frase é mais que bem útil: Deus deu a inteligencia pra uns e a beleza pra outros!!! Tenho colegas mto belas, mas são pior que corredor de escada (todos passam a mão); me importocom isso, um pouco, pois os meninos só importam com elas!,mas sei tbm que, futuramente, minha carreira profissional me leva-vá à comquistas únicas...onde minha maior beleza será em salvar vidas!!!
by: uma garota de quinze anos que nao entende como o mundo e a mídia (em massa) possa ser tão futil e dar valor a beleza ao inves do carater!!! Será que beleza física vale mais que a intelectual, interior??? ou isso são meras palavras de "apoio ao especial"??? saibam valorizar a pessoa pelo que ela é, e nao pelo que ela mostra ser!!!!!

1:24 AM  
Blogger Unknown disse...

Eu concordo com vc em gênero, número e grau!!! São todos uns hipocritas que fingem serem sem preconceitos!
E é horrivel quando chego a uma loja pra compra uma calça e nao tem o meu numero... é incrivel como nunca tem 48...

6:44 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial