Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

domingo, novembro 19, 2006

Como assim?

Acabei de ler que a Holanda aprovou na última sexta-feira uma lei que proíbe o uso da burqa em ruas, locais públicos, escola, transportes públicos etc. E que a Itália já anunciou que pretende seguir pelo mesmo caminho, banindo dos locais públicos o uso do véu pelas mulheres.

Como assim, gente?

Como assim proibir o uso da burqa e do véu, que são símbolos religiosos?

Vão proibir também o solidéu judeu? Sair na rua com uma correntinha com um crucifixo será proibido também?

Proibir o uso da burqa nos países não-muçulmanos é o equivalente a obrigar o seu uso nos países islãmicos. É uma afronta à liberdade religiosa e à liberdade individual. É obrigar alguém a ir contra suas crenças e seus costumes, apenas porque uma minoria radical se aproveita de uma má interpretação dos preceitos do Islã para pregar o fanatismo e a intolerância religiosa.

Para muitas mulheres muçulmanas, o uso do véu ou da burqa é importantíssimo. É uma demonstração profunda de amor à religião e elas não se sentem nem um pouco constrangidas ou desconfortáveis com isso. Ao contrário, imagino que, para elas, desconforto seja vestir um biquini como os brasileiros. O véu é o símbolo de submissão a Deus, assim como o solidéu judeu serve para lembrar que há alguém maior acima do homem.

Como um país como a Holanda, que permite o livre consumo de drogas e regulamenta a prostituição, ícones máximos da liberdade individual, pode proibir o uso de um símbolo religioso que não agride nem prejudica os não-praticantes?

Na minha opinião, atitudes como essa são muito preocupantes, numa Europa que pretende ser uma comunidade cada vez mais abrangente, mas que se mostra cada dia mais intolerante e mais xenófoba. Fico logo pensando se não foi num ambiente assim em que se criou um Adolf Hitler, cuja história sombria nós já estamos cansados de saber.

2 Comentários:

Blogger MH disse...

Algum tempo atrás, a França proubiu o uso de qualquer adereço religioso em departamentos públicos. Inclusive escolas. Teve desde professoras revoltadas que não podiam usar suas correntinhas com crucifixo, a alunas que queriam porque queriam o direito de usar o véu. Não sei o desfecho, mas fez bastante barulho.
Concordo com você. Essas coisas são inofensivas aos outros, e de grande importância pra quem acredita. O caminho não é, nem pode ser, esse.

10:40 AM  
Blogger Cláudia disse...

mh
acho que um Estado laico não pode ser prender a símbolos religiosos, mas é o Estado que não pode se prender, e não os cidadãos.
Por isso que disse, no post sobre o feriado, que o dia de Nossa Senhora Aparecida não teria porque ser feriado nacional, mas daí a proibir que se ande com a imagem da santa no pescoço, vai uma grande diferença.

11:30 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial