Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

terça-feira, março 14, 2006

Na prateleira refrigerada



Quem é do time das fofas como eu (penso inclusive em tatuar uma ricota nas coxas para otimizar a celulite) sabe bem o saco que é quando alguém vem com sábios conselhos para emagrecer.

Nossa, sei de uma dieta maravilhosa! Olha, conheço um médico que não falha... Menina, uma amiga minha foi numa endocrinologista, até peguei o telefone pra você!

Como se a gente não soubesse há milhares de anos absolutamente tudo o que pode existir de bom ou de ruim no mercado para emagrecer. Como se nunca tivéssemos em mãos o telefone de um endócrino sen-sa-ci-o-nal, de uma nutricionista in-fa-lí-vel, ou uma dieta que é o último grito da ciência para exterminar as banhas.

Como se a gente não soubesse desde antes que o mundo é mundo que emagrecer é fechar a boca pra porcariada, comer direito e fazer exercícios. Ponto. Falta mesmo é capacidade de resitir, em alguns casos falta empenho, em alguns casos falta apenas e tão somente vontade de ser magra e o fato de se achar linda mesmo com quilos a mais. Ou mera questão de escolha: entre o sorvete com cobertura e a mini-saia da Zoomp, qual o problema em se preferir o sorvete, mesmo sabendo que ele e a mini-saia em questão são excludentes?

Eis que hoje estou em frente à prateleira de iogurtes do supermercado. Eu e uma senhora de uns 65 anos. Ambas escolhendo produtos.

Até que peguei na mão um iogurte de cereais com aveia (adoro iogurte, sou maníaca por iogurte, tomo iogurte todos os dias desde pequena e ela pelo visto também era fã) e já ia colocando no carrinho quando ela virou-se pra mim e disse:

- Ah! Não leva esse não! Ele tem muito carboidrato, olha só!

Olhei. Realmente o bichinho aparentemente saudável (ele era, de fato) e inofensivo (nem um pouco) tinha quase o triplo de carboidratos de um outro na linha tão gostoso quanto mas com poder de estrago menor.

Ela continou:

- Eu preciso emagrecer ainda mais 10 kg sabe? Então fico olhando a quantidade de carboidratos marcada na embalagem do produto, porque às vezes é tanta que nem vale a pena... O problema é que as letrinhas das embalagens são tão pequenas que nem de óculos eu consigo enxergar.

Bem, resumindo a história, ficamos lá, as duas, escolhendo os iogurtes pelo sabor e pela quantidade de carboidratos por porção. Eu lia as esepcificações das embalagens para ela e trocávamos idéias sobre sabores, combinações etc.

Saímos de lá felizes da vida, cada uma com seus queridos e indispensavelmente fundamentais iogurtes no carrinho e a consciência levinha, levinha!!




Nos carboidratos complexos ramificados (amilopectina - que ilustra este post - e glicogênio), os pontos de ramificação (pontes 1:6) dão origem a cadeias laterais cujas extremidades são não redutoras. Durante o processo de digestão, a alfa-amilase quebra as pontes osídicas 1:4, mas não as 1:6, resultando numa estrutura bastante ramificada chamada dextrina-limite. Somente a amilo-1:6 glicosidase (enzima desramificadora) é capaz de hidrolisar essas pontes 1:6, permitindo a completa digestão da amilopectina e do glicogênio. Resumindo: tu engorda, neguinha!!!

5 Comentários:

Blogger Lala disse...

Nós, as pobres gordinhas que não temos acesso a informações dietéticas, não?

Que bom que a sua colega de prateleiras topou com VOCÊ e num BOM DIA.

Fosse Eu, num dia como HOJE, tinha mandado ATOMANUKU, ela e o iogurte!

Beijo!

10:47 AM  
Blogger Cláudia disse...

Nada, ela foi tão simpática, já tínhamos trocado duas palavras por causa do carrinho, ou seja, já estávamos íntimas.

11:05 AM  
Blogger MH disse...

amizades de supermercado... pelo menos a velhinha estava sendo legal, e não veio cheia de "conhecimento" pra te atazanar, só compartilhou o que ela mesma estava passando!

11:20 AM  
Blogger Ana Téjo disse...

Clau,
Aqui é bom porque eu sempre me divirto. Adorei a idéia da tatuagem de ricota!
JU...

12:13 PM  
Blogger Cláudia disse...

mh, foi isso mesmo, ela não era chata, nem tava com aquela cara de que agora meu problema seria resolvido.
aliás, ela até falou que era bom cuidar da saúde quando ainda não se precisa, como era meu caso. foi gentil sim.

Ju, a tatuagem de ricota é o único recurso que me resta!

1:02 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial