Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP

domingo, abril 02, 2006

Vaidosa sim, e daí?


Uma amiga minha recebeu uma acusação hoje pela manhã: a de que ela era vaidosa. Isso foi dito pelo telefone, aos berros, por uma cunhada que queria ofendê-la.

Para ela, não foi uma ofensa, foi um elogio. Porque ela é vaidosa assumida mesmo. Assim como eu.

Ficamos debatendo o assunto e concluímos que a maior parte das pessoas acha que ser vaidosa é um pecado, um defeito, uma coisa horrível e excludente de qualquer coisa boa que você possa ser. Se você é vaidosa, não é boa profissional; se você é vaidosa, não é inteligente; se você é vaidosa, não é boa mãe ou boa amiga; se você é vaidosa, é antipática.

Se você é vaidosa, você é fútil.

Eu mesma já perdi a conta das vezes em que alguém, depois de conviver comigo algum tempo, virou pra mim e disse: nossa, eu não imagina que você fosse tão inteligente/competente/legal. Indagada do motivo de tamanha surpresa, a resposta invariavelmente é: ah, porque você está sempre de salto alto, vestido, perfume, maquiagem, arrumada.

Antes eu meio que me ofendia, mas agora já não me ofendo mais e tomo como elogio. Significa que sou competente para fazer TUDO ISSO ao mesmo tempo. Praticamente uma exceção da natureza aos olhos de quem não liga para batons, cremes e afins.

Eu me pergunto se este mesmo alguém que pensa assim, ao ver um homem com um terno bem cortado, sapatos engraxados, cabelos aparados, unhas cortadas e limpas, acha que este homem é um fútil. Provavelmente não, ao contrário, ele deve passar uma imagem de credibilidade e de seriedade, de poder, de quem sabe o que faz.

Quando vejo uma mulher bem posicionada em seu campo de trabalho de cabelo desgrenhado e sem nem sombra de batom, penso que ela só reforça um estereótipo contra nós, as vaidosas de carteirinha.

O que, no fundo, também é um baita preconceito. Afinal, se eu tenho o direito de sair de casa de vestidinho, batom e salto alto e não querer ser julgada por isso, ela também tem o direito de ter dois dedos de raiz branca nos cabelos e sair de casa de camisetão e sapato de sola de borracha sem que lhe torçam o nariz.

10 Comentários:

Blogger Ana Téjo disse...

Tem que se cuidar mesmo, amiga! Sempre.
Beijos,
JU...

11:43 PM  
Anonymous Anônimo disse...

É...são os estereótipos...
Mas vc tá certa.
beijocas.
vivi

11:10 AM  
Blogger mc disse...

É preconceito puro!! Na verdade acho que cada um devia poder fazer o que quiser, mas o que o povo mais gosta de fazer é criticar os outros. Comentam qdo vc não se cuida e reclamam qdo vc se cuida demais.

11:14 AM  
Blogger MH disse...

Ser julgada é sempre irritante. Estar bem arrumada não significa que você só pense na aparência (só quer dizer que pensa nisso TAMBÉM!), e estar ocasionalmente mal-arrumada pode só querer dizer que vc teve um dia ruim, está doente, deprimida, ou com uma mega preguiça. E, de novo, vive la differance!

2:01 PM  
Blogger Lala disse...

Ok... vamos olhar por outra perspectiva. A de que os seres humaninhos olham os outros através de estereótipos familiares. Assim, uma mulher vaidosa cabe no escaninho das mulheres egocentradas, que cagam pro mundo e vivem num mundinho de batom e perfume. Isso é inerente à raça. Não olhamos o outro como um indivíduo, mas como um elemento de um grupo que julgamos conhecer. Uma merda, concordo.
E quer saber? Sou fã das desgranhentas. As tais que usam sapato de borracha e camisão, e estão defecando em caminhada para o que os outros pensam....

10:50 AM  
Blogger Cláudia disse...

Lala, dependendo do ambiente, a desgrenhada de sapato de sola de borracha está no contexto e corajosa mesmo é ir de vestidinho e batom.
Sendo delegada de polícia por exemplo.
Mas é isso mesmo que vc disse, olhamos o outro a partir de informações anteriores e não como indivíduos.

12:57 PM  
Blogger Lala disse...

Tipo ir de Tailleur creme num show do Suicidal Tendencies....

3:33 PM  
Blogger Luciana disse...

Eu voto no meio termo, pode ser?
E viva o meio, EEEEEEEEEEEEEEEE

:c)

5:28 PM  
Blogger Ana Téjo disse...

Ih... será que a dona desse blog se perdeu entre um tailluerzinho Chanel e uma bolsinha Prada e não vai mais dar o ar da graça?
Beijos!

4:57 PM  
Blogger Zagaia disse...

Afffee!! Preguiça desses julgamentos alheios! E esse papo de chegar depois e dizer ue não esperava é coisa de quem já deve ter metido a boca tb... eu não tenho saco pra isso!!
Bjo nega!

12:42 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial